Fale Conosco pelo WhatsApp

Prospecção Ativa x Prospecção Passiva – Qual Escolher?

A prospecção é uma estratégia primordial na busca pelo crescimento empresarial. Uma organização pode (e deve) adotar ações contínuas visando a fidelização dos clientes já existentes, porém não pode se descuidar no que diz respeito à aquisição de novas oportunidades.

A ação de prospectar clientes deve ser contínua, deve estar enraizada nos valores da empresa.

A prospecção pode ser feita de duas formas: ativa ou passiva. Mas quais as diferenças entre estas duas estratégias? Confira as principais características e vantagens de cada uma.

Prospecção Ativa

- O que é? Podemos definir como um processo com foco na busca de novos contatos para a empresa, onde todos os esforços são voltados para a “caça” de leads e a equipe de vendas precisa ir atrás de potenciais clientes.
Essa busca pode ser feita através de diversos canais, de acordo com seu mercado de atuação. Ligações, e-mails e visitas são exemplos de ações de prospecção ativa.

- Vantagens: uma das principais vantagens é a rapidez na resposta. Permite que você chegue no cliente certo de forma mais rápida, assim como a disseminação de sua marca. Além disso, o processo de conhecimento do seu produto ou serviço é encurtado, tornando suas vendas produtivas.
 
Prospecção Passiva

- O que é? Na prospecção passiva a iniciativa de ir atrás de sua empresa parte do cliente. Mas isso não significa menos trabalho. Para que essa estratégia tenha sucesso é fundamental o trabalho em conjunto do seu setor de vendas com o marketing, para criar mecanismos que façam com esses potenciais leads conheçam sua empresa, com estratégias criadas e pensadas a partir da definição da persona de seu público.
Para a prospecção passiva as mídias sociais e o site de sua empresa são seus grandes aliados, alimentando seus públicos com informações e aumentando sua credibilidade.

- Vantagens: uma vez que seu cliente já chega na sua base, ele já se encontra em uma fase avançada no seu funil de vendas, diminuindo seus esforços para a conversão e realizando a venda de forma mais natural.

E agora, qual escolher?

As duas estratégias são muito boas e cumprem bem seu papel. Para escolher qual você deve investir esforços é importante levar em consideração as características de seu negócio.

Por exemplo, enquanto a prospecção ativa é mais recomendada para empresas que estejam construindo sua base de clientes, por oferecer um retorno mais rápido, a prospecção passiva oferece melhores resultados quando você já possui um número de clientes fixos e busca ampliar seus canais de captação de leads.

Além disso, nada impede que você trabalhe com ambas estratégias simultaneamente, respeitando as características do seu negócio.

Quer saber como podemos lhe ajudar a impulsionar as vendas de sua empresa? Clique aqui e converse com nossa equipe!

Agência de Publicidade Porto Alegre – Emotive Comunicação