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Tendência de Mercado: o que é e como impacta o Marketing

Construir um planejamento de marketing sólido, de qualidade e, acima de tudo, estratégico, é unir detalhes e conteúdos que vão do clássico e tradicional ao atual e...ao futuro.

Na prática, isso é analisar tendências, futurismos e traçar planos estratégicos para ter excelentes resultados. Prepare papel e caneta, continue a leitura e entenda tudo sobre a importância da tendência de mercado


O que é Tendência de Mercado?

Tendências são como orientações ou indícios de assuntos, tópicos ou preferências que estão se tornando um comportamento comum, aos poucos. Ou seja, a tendência é o pontapé inicial de um comportamento que vem se construindo e se tornará concreto.

Nesse meio tempo, a tendência pode ser muito bem utilizada no marketing para acompanhar essa mudança de comportamento do consumidor, como diz Kotler (2000), estudioso do Marketing e referência na área, “uma tendência é uma direção ou sequência de eventos que tem determinado impulso e direção”.

A tendência de mercado é utilizada, no marketing, para analisar a mudança de comportamento dos consumidores, que de tempos em tempos reformulam pensamentos, preferências e adquirem novas maneiras de se relacionar com o mundo, além da sua maneira de consumir e se relacionar com marcas.

As tendências surgem a partir da necessidade de inovação e impactam a sociedade como um todo em diversos aspectos: sociais, culturais, econômicos, no âmbito da comunicação e do consumo.

Sendo assim, ao perceber o nascimento de uma tendência é possível antecipar o comportamento futuro do consumidor e adaptar a estratégia da marca para que ela acompanhe não apenas a tendência, como também o novo modo de pensar do consumidor.

Além disso, a tendência de mercado é o que dita novos lançamentos, para que produtos ou serviços estejam de acordo com o que o consumidor está – e estará – buscando.


Os 3 tipos de Tendência de Mercado
 
Philip Kotler, pesquisador e profissional considerado “o pai do marketing”, dividiu as tendências de mercado em 3 grandes grupos, que variam conforme o grau de confiabilidade e duração, visto que tendências mudam constantemente e nem sempre são uma aposta certeira com sucesso garantido.

Com as 3 categorias, é possível identificar o “nível” de confiabilidade e certeza de uma tendência, para que profissionais do marketing – e empresas – possam investir nas tendências que trarão um retorno mais certeiro.

 
#1 Modismos
 
Os Modismos são tendências com alto grau de imprevisibilidade e de curta duração, ou seja, são tendências que vem e vão rapidamente.

Para empresas, investir em Modismos pode ser interesse para um ganho rápido e momentâneo, desde que a tendência seja antecipada rapidamente e a estratégia seja bem trabalhada.

Alguns exemplos de Modismos são as franquias que se tornam “febre” por pouco tempo, como as temakerias, hamburguerias “gourmet” e lojas de frozen yogurt.

Além disso, os Modismos estão muito presentes na moda, arquitetura e mídia.

#2 Tendências
 
Subindo o grau de confiabilidade e duração, as Tendências revelam como será o futuro e se mantém por muito mais tempo, além de abranger várias esferas do mercado.

Um grande exemplo de Tendência que ainda está em crescimento – e já vemos que é o futuro – é o trabalho remoto, que impulsionou o surgimento de facilidades como o Coworking.

Da mesma maneira, o segmento de alimentação saudável se tornou uma tendência no hábito dos consumidores nos últimos anos e, assim como o trabalho remoto, é algo que veio para ficar.

 
#3 Megatendências
 
Já as Megatendências vão além de mudanças momentâneas ou que duram alguns anos: são transformações culturais, políticas ou tecnológicas que influenciam por um longo período de tempo – passando de uma década.

Megatendências muito atuais são os carros inteligentes e o desenvolvimento do Metaverso, ou seja, são tendências que de fato transformam a cultura.

 
A importância das Tendências de Mercado para o Marketing
 
Antecipar tendências é tão importante quanto definir uma estratégia de qualidade, afinal, são tópico que andam de mãos dadas!

Estar atento à tendência de mercado do momento pode fazer toda a diferença em um planejamento de marketing, aumentando as vendas e situando a marca no mercado: muitas marcas se tornam referência quando antecipam uma tendência e a utilizam com sabedoria no timing certo, seja através de conteúdos, campanhas ou lançamento de linhas de produtos.

Assim, além de atentar às expectativas e necessidades do público que está em constante transformação de comportamento, a marca que prevê tendências e abraça as novidades está à frente da concorrência e “ganha pontos” com o consumidor, se tornando autoridade na área. Isso faz toda a diferença!

Interessante, não é?

Porém, é preciso ter em mente que não é porque algo é tendência que DEVE ser abraçado pela empresa.

É importante – e necessário – analisar cada caso, afinal, cada empresa tem um público diferente, com necessidades diferentes e preferências particulares. É estratégia, estratégia e estratégia ;)

Achou interessante e percebeu que a sua empresa precisa de uma mãozinha para analisar novidades e cada tendência do mercado que surgir?

Conte com uma equipe especialista no assunto e não perca nenhuma novidade daqui pra frente!


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