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Prepare o seu e-commerce para a Black Friday 2023: dicas e estratégias

A Black Friday 2023 é um dos eventos de vendas mais importantes do ano, atraindo milhões de consumidores em todo o mundo. Para os e-commerces, essa é uma oportunidade única de aumentar as vendas e conquistar novos clientes.

No entanto, para aproveitar ao máximo esse evento, é importante se preparar com antecedência. Confira as melhores dicas para preparar um e-commerce para a Black Friday 2023.


Black Friday 2023: conheça a origem e a data da edição 2023
 
 
A Black Friday não é uma data exclusiva dos Estados Unidos, muito pelo contrário, hoje em dia a data é uma febre mundial que ocorre anualmente em meados do mês de novembro.

A origem da data remete ao ano de 1961 em Filadélfia, quando uma sexta-feira após o dia de ação de graças estadunidense as ruas colapsaram pela quantidade de pessoas fazendo compras de natal.

Esse dia então acabou sendo batizado como Black Friday e marca o início oficial da época natalina.

Hoje, muito além das compras natalinas, milhares de pessoas aguardam o período de Black Friday para fazer compras diversas, pelas quais aguardam o ano inteiro.

A Black Friday 2023 tem data marcada no dia 24 de novembro, porém, as promoções se iniciam antes, entre outubro e início de novembro – e podem ir até o final do ano.

Dicas e estratégias para preparar o seu e-commerce para a Black Friday 2023

1.  Estude o panorama e defina suas metas

O primeiro passo é estudar o panorama da edição e analisar qual será o seu foco, de acordo com as necessidades e possibilidades do seu negócio, além da análise da concorrência.

É nesse momento que será definido o público-alvo da sua promoção de Black Friday, por exemplo, se ele será focado exclusivo no público local ou irá abraçar outras regiões e países.

Além disso, é nesse ponto que as suas metas devem ser definidas.

Você quer aumentar as vendas em quantos por cento? Quer conquistar quantos novos clientes? Definir metas claras o ajudará a se organizar e a acompanhar seu desempenho, além de ajudar na decisão de produtos e serviço que estarão em promoção na Black Friday 2023.

2. Prepare seu estoque

É importante garantir que você tenha estoque suficiente para atender à demanda da Black Friday e organizar a dinâmica de estoque entre e-commerce, atendimento e entregas, para que tudo flua conforme o necessário.

 Se você não tiver certeza de quanto estoque precisa, faça uma estimativa com base no histórico de vendas de anos anteriores.

3. Pense na estratégia da sua campanha – De redes sociais a anúncios e SEO

A Black Friday é um momento de grandes ofertas, por isso é importante promover seus produtos de forma eficaz. Você pode usar canais de marketing online e offline para divulgar suas ofertas.

Além disso, é importante ser estratégico e preparar a promoção, não apenas anunciá-la.

Ou seja, muito antes é possível focar na divulgação dos produtos com o objetivo de gerar um ‘buzz’ e despertar sensação de desejo nos consumidores.

Outro ponto valioso é definir os canais mais adequados para comunicar as promoções, ou seja, analisar canais como e-mail marketing, instagram, landing pages e anúncios.

Indo além das redes sociais e anúncios, não se esqueça de trabalhar as palavras-chaves e otimizar o SEO do seu e-commerce, afinal, a Black Friday 2023 é uma excelente oportunidade para que os clientes encontrem a sua marca através de pesquisas.

E, por fim, não descuide do carrinho de compras! Muitas pessoas acabam abandonando o carrinho de compras no processo ou se esquecem dos carrinhos que haviam criado dias antes.

Para evitar isso, é possível incluir na sua estratégia e-mails automatizados que servem como um lembrete para o cliente que já tem um potencial de finalizar uma compra.

4. Melhore a experiência do cliente

A experiência do cliente é mais importante do que nunca na Black Friday. Certifique-se de que seu site esteja preparado para o aumento do tráfego e que o processo de compra seja fácil e rápido.

Implementar a otimização de compras por WhatsApp e Instagram para que os usuários tenham uma experiência completa e agradável pode ser uma boa tática para não perder vendas por falta de resposta ou ponto de contato com o cliente.

O uso de Chatbots também pode facilitar muito o processo de compra do seu cliente, para que o atendimento seja completo.

5. Esteja preparado para o imprevisto

É importante estar preparado para o imprevisto, como problemas técnicos ou atrasos nos envios. Tenha um plano de contingência para lidar com essas situações.


Estratégias para vender mais na Black Friday – edição de 2023
 
Além das estratégias mais focadas em operação e marketing, existem algumas estratégias específicas que você pode usar para vender mais na Black Friday. Confira algumas delas:

- Ofereça descontos e promoções exclusivos para a Black Friday: isso ajudará a atrair novos clientes e a gerar buzz nas redes sociais através de diversos gatilhos do marketing.

- Cupons de desconto: os cupons de desconto são uma forma eficaz de aumentar as vendas. Você pode oferecer cupons de desconto para novos clientes, para compras acima de um determinado valor ou para produtos específicos.

- Frete grátis: O frete grátis é um grande incentivo para os consumidores. Porém, é importante analisar as possibilidades do seu negócio e oferecer de acordo a uma estratégia, como frete grátis a partir de compras de determinado valor.

- Sorteios e colaborações com outras marcas e influenciadores.

Agora que você já sabe adata oficial da Black Friday 2023 e entendeu que essa é uma oportunidade única para os e-commerces, que tal contar com uma ajuda expert para aumentar as vendas e conquistar novos clientes nessa edição da Black Friday?

 
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