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Pós-venda: dicas e estratégias para empresas

Pós-venda: dicas e estratégias para empresas


Oferecer um bom atendimento e garantir produtos e/ou serviços de qualidade é a regra número um para conquistar clientes e aumentar as vendas. Porém, muito além de apenas gerar maior fluxo de vendas, tão importante quanto, é fazer um excelente pós-venda, fidelizando o cliente e criando um bom relacionamento.

Duas das maiores tendências de marketing atuais são a humanização e o relacionamento, ou seja, demonstrar ao cliente que muito além de uma marca oferecendo produtos, há por trás pessoas que desejam de fato entender as necessidades desse consumidor e estar próximo dele através do atendimento, demonstrando real interesse e conexão.

O pós-venda, tão importante quanto o contato inicial, faz parte dessa construção de relacionamento para fidelizar clientes e, com isso, conquistar consumidores fiéis que confiam, consomem novamente e contribuem com divulgação espontânea.

 

Pós-venda: como conquistar clientes fiéis e resultados?


Como o nome sugere, o pós-venda é o conjunto de ações colocadas em prática após uma venda ou contratação ser concluída.

Essa estratégia pode ser aplicada com pequenas ou grandes ações, afinal, acontece nos detalhes – que são percebidos pelos consumidores!

Um bom atendimento é a chave de ouro para o consumidor atual, que valoriza a organização que o faz sentir confortável, o chama pelo nome, atende rapidamente e assim por diante.

Com estratégias de pós-venda, esse atendimento de qualidade vai além e demonstra ao cliente uma valorização extra.

Além de fidelizar clientes e conquistar “fãs” da marca, que se tornam porta-vozes e acabam divulgando a empresa por causa da boa experiência, um pós-venda bem feito auxilia na rentabilidade do negócio, mantendo um bom ticket médio.

 

7 estratégias de pós-venda para colocar em prática já


UPSELLING e CROSSELLING

Estratégias utilizadas no exato momento em que a venda está sendo feita, ambas funcionam bem em diversos modelos e colaboram para o aumento nas vendas.

Upselling é quando o vendedor (ou um site, no caso de lojas virtuais) sugere um adicional para o produto/serviço que está sendo comprado, normalmente por um valor que chama a atenção e faça valer a pena. Ao assinar um serviço de streaming, por exemplo, costuma ser oferecido por X valor a assinatura de um segundo, em um combo.

Já o Crosselling é quando produtos complementares são sugeridos, desenvolvendo uma experiência ao consumidor que percebe que pode comprar mais itens similares e vantajosos ao seu interesse. Um bom exemplo é quando um consumidor adiciona um livro no carrinho de compras da Amazon e recebe sugestões de leituras similares, oferecendo “kits” de livros com preço chamativo.

FOLLOW-UP

Essa técnica consiste em fazer um acompanhamento do serviço prestado ou da compra do consumidor, para reforçar a imagem da empresa e demonstrar valorização e interesse através de contato.

Pode ser feito através de ligações ou mensagens, conferindo se está tudo bem com a compra, e-mail marketing com novidades, promoções exclusivas e direcionadas ao seu interesse, conteúdos relevantes via lista de transmissão ou e-mail, etc.

PROGRAMA DE FIDELIDADE

O programa de fidelidade é uma excelente oportunidade para se aproximar ainda mais dos clientes, já que estarão recebendo alguma recompensa ou benefício – o que todos gostam, certo?

Além de chamar a atenção do cliente e gerar fidelização, essa estratégia ajuda a coletar ainda mais dados sobre os clientes, o que é excelente para personalizar ainda mais o pós-venda.

LANÇAMENTOS E NOVIDADES EM PRIMEIRA MÃO

Através dos dados coletados em conversas, formulários e cadastro, enviar lançamentos e novidades em primeira mão – especialmente relacionados ao que o consumidor já demonstrou interesse ou até mesmo já comprou – é uma forma de manter o cliente informando e se sentindo especial.

BRINDES EM DATAS ESPECIAIS

Assim como o programa de fidelidade, o uso de brindes no pós-venda é um diferencial de sucesso, afinal, todos gostam de receber um presente surpresa, por mais simples que seja!

Os brindes podem ser entregues no momento logo após a venda ou em datas especiais, como Natal, por exemplo. Além disso, em visitas ao cliente ou reuniões – quando é o caso – é sempre interessante surpreender.

PEÇA FEEDBACKS E APRENDA COM O CLIENTE

Pedir feedbacks e analisar mensagens recebidas com atenção é crucial para demonstrar ao cliente que é interessante para a empresa escutar o que pode ser melhorado, o que está bem e assim por diante.

Além disso, é a oportunidade perfeita de solucionar o problema – quando é o caso – com atendimento gentil, eficiente e atencioso. Assim os clientes sentem que estão sendo ouvidos e percebem a valorização envolvida.


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