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Marketing para microempresas: confira as melhores dicas e estratégias

Marketing para microempresas: confira as melhores dicas e estratégias!

Você sabia que em 2020 foram abertas mais de 600 mil micros e pequenas empresas no Brasil? De fato, esse é o momento dos microempreendedores e dos negócios que visam um constante crescimento. E para impulsionar ainda mais um empreendimento em evolução o marketing para microempresas é essencial.

De acordo com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), das mais de 600mil empresas, 85% são microempresas, representando cerca de 535 mil novas microempresas no país. Impressionante, né?

Mas, com um aumento repentino de empresas de diversos setores, junto da possibilidade de crescimento e evolução, há aumento na concorrência e busca por um espaço de destaque.

Além de oferecer excelentes produtos e/ou serviços, as microempresas devem se atentar ao marketing digital para se destacar no mercado e se tornar referência para seus clientes – e concorrentes!

A importância do marketing digital

Assim como o marketing tradicional, o marketing digital é o conjunto de estratégias e ações – nesse caso, feitas em canais digitais como redes sociais, e-mail, site e anúncios - com o objetivo de divulgar produtos e serviços, conquistar clientes, aumentar as vendas, fortalecer a imagem da empresa e o relacionamento com seus públicos.

Atualmente, os consumidores costumam buscar por empresas recorrendo ao Google para encontrar opções, conhecer mais sobre a empresa, conferir valores, horários de atendimento e, inclusive, buscar opiniões de outros consumidores.

Dessa maneira, a presença digital já não é apenas um diferencial, é regra para garantir visibilidade da marca e possibilidade de aumentar as vendas.

Com estratégias de marketing para microempresas bem desenvolvidas, é possível se aproximar desses usuários, conhecer seus hábitos e interesses e engajá-los com a empresa, assim convertendo visitantes em clientes – e clientes em consumidores fiéis e engajados.

6 dicas de marketing para microempresas: para começar hoje mesmo!

#1 Esteja presente nas redes sociais

Crie contas nas principais redes sociais utilizadas pelo público: Instagram e Facebook. Se encaixar nos objetivos e possibilidades, Twitter e TikTok são excelentes redes para aumentar o engajamento, gerar relacionamento e mostrar a empresa de outras maneiras.

Lembre-se de utilizar nomes de usuário simples, fáceis de encontrar e identificar.

Na biografia das redes, deixe claro o propósito de maneira leve e direta, além de incluir dados de contato, como telefone, link para site e endereço - no caso de empresas com espaço físico.

Dica extra: a identidade visual é o ponto de partida para criar redes sociais esteticamente agradáveis e que transmitem profissionalismo. Não deixe isso de lado!

#2 Defina o seu público-alvo para criar conteúdos segmentados

Definir o público-alvo é um dos pontos mais importantes para se destacar no marketing digital!

É preciso compreender quem é o público que se deseja atingir e aquele que já consome, assim é possível criar as personas: "personagens" criados para desenvolver conteúdo direcionado e acertar na linguagem e comunicação com um todo.

Esse trabalho define pontos como faixa etária, localização, classe, interesses e gênero, por exemplo. Com essas informações, os conteúdos e anúncios criados alcançam as pessoas certas. Logo, a chance de venda é muito maior.

#3 Compartilhe conteúdos de qualidade

Você já criou as contas nas redes sociais, está utilizando a identidade visual e definiu o público-alvo.

Agora é a hora de colocar a mão na massa e criar e compartilhar conteúdos de qualidade!

Para isso, pense que o usuário/consumidor precisa ser atraído por conteúdos interessantes, que chamam a atenção e se destacam.

Muito além de divulgar os produtos/serviços, ofereça conteúdos educativos e interessantes que se relacionam com a marca!

Um bom exemplo é, no caso de uma empresa de produtos para churrasco, criar postagens com dicas profissionais para o preparo da carne.

#4 Site e blog: vá além das redes sociais

Um site profissional com blog corporativo é um passo além na construção da presença digital.

Dessa maneira, consumidores podem encontrar a empresa em mais canais e perceber a sua força.

Além disso, contar com um site transmite profissionalismo e, no caso do blog, é possível desenvolver conteúdos interessantes para gerar conexão com o público – e alcançar mais pessoas.

Seguindo o mesmo exemplo da empresa de produtos para carne, textos explicando as diferenças entre os produtos, receitas e dicas de cozinha conversam muito bem.

Leia mais sobre clicando aqui!

#5 Interação e relacionamento: o detalhe que faz a diferença

Estamos vivendo a era do relacionamento entre marca e consumidor.

O distanciamento já não é uma realidade, e hoje os consumidores querem conhecer mais a marca, sua história, seu propósito e até mesmo quem a faz.

Interagir e buscar desenvolver um relacionamento através de bom atendimento e conexão mais humanizada com o cliente é a chave de ouro.

Para isso, esteja atento às mensagens, incentive conversas nos comentários e atenda de maneira mais pessoal.

#6 Anúncios

Os conteúdos orgânicos (criados e publicados sem investimento financeiro para impulsioná-los) podem, com certeza, alcançar muitas pessoas - especialmente quando feitos estrategicamente.

Porém, é importante ter em mente que para acelerar o processo e garantir resultados mais rápidos, unir anúncios aos conteúdos orgânicos é importante.

Leia também: Tráfego orgânico X Tráfego pago

Viu só como o marketing para microempresas é valioso e pode elevar o seu negócio a outro patamar?

Para garantir estratégias inteligentes, profissionais e com maior garantia de sucesso, ter uma agência especialista como parceira é sinônimo de sucesso!

A equipe da Agência Emotive trabalha diversos pontos do marketing digital, de sites a lojas virtuais até campanhas, identidade visual, conteúdo orgânico e muito mais para promover a sua empresa da melhor maneira possível.

Entre em contato e vamos juntos criar um plano de sucesso!

Agência de Publicidade Porto Alegre - Emotive Comunicação

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