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Marketing Direto: o que é e quais são as vantagens dessa estratégia

Se manter um cliente é mais vantajoso e menos custoso do que batalhar por um novo, buscar, atrair e conquistar pessoas que já estão mais direcionadas para se tornarem clientes, ao invés de investir em estratégias “no escuro”, também. O Marketing Direto identifica potenciais clientes e busca abordá-los, um a um, com uma comunicação personalizada e efetiva. Continue a leitura para entender tudo sobre essa estratégia poderosa, tanto no ambiente off-line quanto no online.

O que é marketing direto?

O marketing direto é uma estratégia de marketing que tem como objetivo promover produtos ou serviços diretamente ao consumidor em potencial, sem a necessidade de intermediários.
 
Essa estratégia se baseia na comunicação individual e personalizada com o público-alvo, com o objetivo de gerar uma resposta mensurável, como uma compra, uma inscrição ou um contato.

A ideia é fisgar os consumidores mais propensos a finalizarem uma compra, e gerar uma comunicação particular com cada um, incentivando e oferecendo oportunidades direcionadas.

Por exemplo, uma pessoa pode ter demonstrado interesse em um produto ou serviço, porém ainda não finalizou a compra. Com os dados adquiridos desse consumidor através da sua jornada de compras, será possível abordar esse consumidor em específico com maior efetividade.

Imagine que um cliente visitou a seção de produtos do site da sua empresa, mas não passou disso para uma compra. Esse, por exemplo, poderia ser o momento perfeito para enviar um e-mail marketing ou uma SMS, oferecendo uma promoção exclusiva, em casos onde já se tem dados desse consumidor – adquiridos através de formulários, inscrições, etc.

Mas, também é possível utilizar estratégia de remarketing, formulários para recebimento de newsletters e descontos, e assim adquirir novos leads.

O “segredo” está na segmentação e na personalização, que podem ser potencializadas através de diversos canais e formatos.

Essa estratégia pode ser dividida em dois tipos principais:


  • Marketing direto tradicional: esse tipo de marketing utiliza meios tradicionais de comunicação, como mala direta, telemarketing e anúncios impressos.
     
  • Marketing direto digital: já esse formato utiliza meios digitais, como e-mail marketing, mídias sociais e anúncios online
Vantagens do marketing direto
 
O marketing direto oferece uma série de vantagens para as empresas, como:

  • Máximo rendimento da segmentação: o marketing direto permite que as empresas segmentem seu público-alvo de forma muito precisa, o que aumenta a eficiência das campanhas. É importante filtrar informações para categorizar a audiência, por exemplo, analisar conforme os momentos chave de interação do cliente com a marca.
  • Comunicação personalizada: como nessa estratégia já se conhece a quem se dirige a mensagem e sua necessidade, essa estratégia permite que as empresas personalizem suas mensagens para cada cliente, o que aumenta a relevância e a eficácia das campanhas.
  • Mensurabilidade: o marketing direto é uma estratégia mensurável, o que permite que as empresas avaliem o desempenho das campanhas e otimizem seus resultados. Para decisões e aplicações futuras, esses relatórios são valiosos.
  • Efetividade e rentabilidade: com essa estratégia, é possível ter aproveitar ao máximo a base de dados da empresa. Isso permite otimizar o orçamento para novos clientes e ações de acordo com comprovações, ou seja, as próximas campanhas serão mais certeiras.
  • Clientes fiéis: a comunicação direta e personalizada é bem vista pelo consumidor, que se sente mais próximo da empresa ao receber tratamento exclusivo. É uma excelente estratégia para gerar comunidade.
Estratégia de marketing direto
 
Para que o marketing direto seja eficaz, é importante seguir uma estratégia bem definida. Essa estratégia deve incluir os seguintes passos:

  1. Definição do público-alvo, o que ajudará a garantir que as mensagens sejam direcionadas às pessoas certas.
     
  2. Criação de uma mensagem clara e concisa, para que seja fácil de entender e lembrar.
     
  3. Seleção do canal de comunicação, de acordo com o público-alvo e o objetivo da campanha.
     
  4. Implementação da campanha, para que atinja o público-alvo com sucesso.
     
  5. Avaliação da campanha para identificar oportunidades de melhoria.
Exemplos de marketing direto
 
Alguns exemplos de marketing direto incluem:

  • Mala direta: envio de cartas, folhetos ou catálogos para um público-alvo específico;
     
  • Telemarketing: contato por telefone, sempre e quando encaixar com a proposta da empresa e do público-alvo;
     
  • SMS: as mensagens diretas ainda são muito potentes e podem ser utilizadas com objetivos muitos específicos e diretos, como descontos, promoções, etc;
     
  • E-mail marketing: envio de e-mails para um público-alvo específico. Esse formato em específico é um dos mais valiosos para essa estratégia, visto que se pode medir suas taxas de abertura e click de maneira rápida, além de incentivar o diálogo com o cliente;
     
  • Anúncios online: anúncios veiculados em sites, redes sociais ou outros canais digitais, em formatos como Banners, os quais chamam a atenção e retém interessados;
     
  • Aplicativos:  se um cliente já tem o aplicativo de uma empresa, é porque tem interesse. Esse formato é muito valioso e oferece muitas chances de contato direto entre o público-alvo e a marca.

Agora que você já sabe que o marketing direto é uma estratégia eficaz para promover produtos de forma personalizada e direcionada, que tal investir nesse formato de marketing para que os resultados do seu negócio decolem?

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