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O que é endomarketing e por que essa estratégia é importante?

Acabar com o Turnover (índice de rotatividade de equipe) em uma empresa é importante para que os objetivos de crescimento estejam alinhados e sejam constantes. Afinal, passar por processos de contratação e formação com muita frequência pode atrapalhar a rotina e o desenvolvimento da empresa. Uma das estratégias que ajuda a reduzir o turnover é o Endomarketing.

Continue a leitura para entender mais sobre a importância de trabalhar a imagem interna da empresa e cultivar uma equipe motivada que deseja estar na sua empresa.

Endomarketing: definição
 
O Endomarketing é, bem como o nome diz, uma estratégia de marketing.

Porém, diferente das clássicas estratégias voltadas ao externo, ao público, essa é uma estratégia de marketing interno, que busca melhorar a imagem da empresa para que seja possível atrair e cultivar uma equipe motivada, satisfeita e constante.

Ou seja, o objetivo é melhorar a imagem da empresa entre os próprios colaboradores e assim evitar tanta rotatividade.

Afinal, o que não faltam hoje são oportunidades de trabalho em diversas áreas.

Dessa forma, é importante destacar a sua empresa em meio às demais através de uma imagem mais humana, compreensiva e carismática – e colocar isso em prática, não apenas deixar na teoria.

As ações de endomarketing promovem a cultura da empresa, seus valores e metas, além de buscar um engajamento entre os colaboradores através do oferecimento de um ambiente de trabalho agradável, produtivo e amigo.


Quais são os benefícios do endomarketing?
 
Os benefícios do endomarketing são diversos, tanto para a empresa quanto para os colaboradores. Entre os principais, podemos destacar:
 
  • Aumento da motivação e satisfação dos colaboradores: Um dos principais benefícios do endomarketing é o sentimento de bem-estar que gera aos colaboradores.
Colaboradores motivados e satisfeitos são mais produtivos e criativos, além de também serem mais propensos a permanecer na empresa, o que reduz o turnover.
  • Melhoria da comunicação interna: O endomarketing ajuda a melhorar a comunicação interna, facilitando o fluxo de informações entre os colaboradores e a liderança.
     
  • Criação de uma cultura organizacional forte: O endomarketing ajuda a criar uma cultura organizacional forte, baseada em valores e objetivos compartilhados.
     
  • Aumento da produtividade: Colaboradores motivados e comprometidos são mais produtivos. Eles também são mais propensos a sugerir melhorias e inovações, o que pode contribuir para o aumento da produtividade da empresa.
Como incluir o endomarketing na estratégia interna da empresa?

Para investir na estratégia de endomarketing de forma eficaz, é importante manter uma escuta verdadeiramente ativa e canais abertos para comunicação eficiente.

A maior aliada dessa estratégia é a equipe de Recursos Humanos, portanto é necessário trabalhar em conjunto para alcançar o objetivo de satisfação dos colaboradores.  

Além disso, para implementar o endomarketing deve-se considerar alguns pontos:


  1. Definir os objetivos: O primeiro passo é definir os objetivos do endomarketing. O que a empresa deseja alcançar com essas ações?
     
  2. Conhecer o público-alvo: Quem são os colaboradores? Quais são suas necessidades e expectativas? Quais as suas dores?
     
  3. Planejar as ações: Quais são as ações mais adequadas para alcançar os objetivos? Serão ações de Recursos Humanos, eventos, inclusão de novos benefícios?
     
  4. Implementar as ações: E acompanhar os resultados para manter a estratégia a longo prazo, afinal, estamos falando de seres humanos – o vínculo deve ser trabalhado constantemente.
     
Após o planejamento, é hora de implementar as ações. É importante acompanhar os resultados e fazer os ajustes necessários.

Alguns exemplos de ações de endomarketing são:
 
  • Comunicação interna eficaz, a qual é importante para manter os colaboradores informados sobre os acontecimentos da empresa, seus objetivos e metas, afinal, fazem parte da equipe e devem fazer parte do que está acontecendo no ambiente.
     
  • Reconhecimento e premiação, como uma forma de valorizar os colaboradores e incentivar o seu desempenho.
     
  • Programas de treinamento e desenvolvimento, os quais ajudam os colaboradores a desenvolver suas habilidades e conhecimentos, o que pode contribuir para o aumento da produtividade.
     
  • Eventos e atividades sociais a fim de promover a integração entre os colaboradores e a criar um ambiente de trabalho mais agradável.
Agora que você já sabe a importância do endomarketing para o sucesso da sua empresa, conte com a Emotive para trabalhar lado a lado com você nessa construção!




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