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As principais tendências de Marketing para 2023: saiba em primeira mão

Um novo ano chegou e, em clima de novas metas e objetivos, é também hora de analisar o que promete fazer sucesso nessa nova temporada para que a sua empresa continue em alta. Continue a leitura e tenha acesso, em primeira mão, às principais tendências de marketing para 2023 que a Agência Emotive está de olho!


Novo ano, novas trends: Tendências de Marketing para 2023
 
2022 trouxe à tona uma mudança significativa no modo de consumo: a digitalização do comércio, que ganhou forças na pandemia da COVID-19 por necessidade do momento, se tornou o “novo normal”.

São os panoramas da sociedade que influenciam no modo de consumo, o que automaticamente faz com que o Marketing se adapte às novas realidades para que as empresas consigam acompanhar o público e seguir vendendo.

Para não perder o ponto nas mudanças e novidades, estar de olho nas tendências é essencial! E quando se trata das tendências de marketing para 2023, já podemos adiantar: será um ano muito interessante!

Vale lembrar que nem sempre tendência significa uma mudança radical. Em muitos casos são pequenos detalhes que voltaram a ser apreciados pelo público ou novidades nas redes sociais que devem fazer parte do planejamento de marketing.

Além disso, é interessante ter em mente que essas tendências não surgiram do dia pra noite.

Profissionais da área analisam o comportamento do consumidor e da sociedade como um todo para poder “prever” futuras preferências e necessidades.

Por isso, e para que a sua empresa não fique para trás, confira as tendências que a Agência Emotive tem acompanhado – e irá apostar em 2023 – e lembre-se de incluir, na medida do possível, no seu planejamento do ano!

 
5 principais tendências de Marketing para 2023
 
1 - Data-driven: conteúdo baseado em dados

Criar um conteúdo baseado em dados analisados profundamente é uma estratégia poderosa baseada em informações quantitativas e qualitativas que identificam as necessidade e motivações do público.

Assim, é possível criar um conteúdo muito bem nichado e específico, refinando as buyer personas e tendo maior retorno a partir do conteúdo entregue.

Além disso, o data-driven storytelling é uma tendência que promete: a ideia é transformar os dados brutos em histórias fáceis de ler e entender e que se conectam aos consumidores.

Sim, é literalmente apresentar dados em porcentagens, números e infográficos, demonstrando autoridade e conhecimento informativo, porém de maneira interessante através de um storytelling bem construído.

 
2 - Conversational Marketing: a era da humanização + interação
 
O WhatsApp se tornou o melhor amigo do consumidor brasileiro: muito além de conversar com os amigos, o aplicativo se tornou uma ferramenta de compras.

Hoje, é comum agendar consultas, tirar dúvidas, solicitar serviços e fazer compras através de poucas mensagens.

Apesar de parecer óbvio e fácil, se a empresa não está bem preparada para essa demanda pode enfrentar desafios.

Chatbots e automações de atendimentos são as melhores soluções para manter uma rotina de atendimento acelerado, porém não se esqueça de também oferecer um atendimento humanizado e facilitado, que também se conecte com a jornada multicanal.

3 - People to People: a importância da comunidade
 
A humanização segue em alta, mas agora é a vez das comunidades.

Criar uma comunidade é ter consumidores fiéis que genuinamente divulgam a marca e são apaixonados por ela, como fãs!

Porém, começar esse processo nem sempre é fácil.

Contar com influenciadores alinhados à essência da marca é uma excelente pedida, pois cada vez mais os UGH (User Generated Content, em portugûes, "conteúdo gerado pelo usuário”) impactam na tomada de decisão dos consumidores.

Além disso, é preciso investir em maneiras de estimular o cliente a postar sobre a marca, como concursos, reviews, reposts, etc.

 
4 - Conteúdos imersivos e interativos: o retorno do “textão” e dos conteúdos profundos
 
Abram alas para os conteúdos imersivos e profundos: eles voltaram!

Tendência que vem sendo acompanhada há um tempo, a preferência por conteúdos mais profundos como blogposts, podcasts e vídeos longos voltou com tudo.

Com tanto acesso a conteúdos rápidos e similares, os internautas voltaram a sentir falta dos conteúdos imersivos e aprofundados.

E-mail marketing e Newsletters são grandes apostas para o marketing em 2023, pois unem conteúdos imersivos à personalização de conteúdo. Fique de olho!

5 – Personalização alinhada à automação

A personalização não é uma tendência de hoje, mas agora ela vem acompanhada de algo que vem engatinhando aos poucos: a automação.

A automação de Marketing facilita não apenas a comunicação da empresa com o cliente (além de salvar tempo e dinheiro), mas também facilita a jornada do próprio consumidor.

A hiperpersonalização, termo novo para ficar de olho, é uma estratégia de marketing de conteúdo baseada em dados que utilizam inteligência artificial, automação e análise de dados para gerar interações com os clientes de maneira certeira, muito bem personalizada - ou seja, única - e automatizada, o que facilita o trabalho da empresa.

Um bom exemplo são as recomendações personalizadas em streamings e aplicativos de música, como Netflix e Spotify, que se baseiam em dados únicos de cada usuário e geram conteúdos extremamente personalizados.

É um passo além na segmentação.


BÔNUS: tópicos que não podem passar batido na sua estratégia de marketing em 2023
 
#1 Pensa em organizar um evento? Foque em experiências híbridas, unindo o virtual ao presencial!

#2 O conteúdo gerado por influenciadores tem cada vez mais potencial. Invista em parcerias estratégicas ;)

#3 Os vídeos curtos seguem em alta e prometem dominar as redes sociais. O textão voltou, mas não tirou o lugar do conteúdo rápido e bem feito.

#4 O metaverso se tornará cada vez mais "real". Fique de olho nas atualizações - comece por aqui.

Agora que você já sabe quais são as principais tendências de marketing para 2023, é hora de colocar em prática!

É importante lembrar que cada negócio pode se adaptar a tendências de diferentes maneiras, portanto é sempre importante analisar quando e se faz sentido, além de como fazer sem deixar de lado a essência da marca - o mais importante de tudo.

 
Que tal começar o ano com um planejamento de marketing estratégico e focado nas tendências? Entre em contato com a Emotive e vamos juntos fazer a sua empresa decolar!




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