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Metaverso: o que é e qual o impacto nos negócios [guia completo]

Se a simples ideia da Internet parecia uma evolução gigantesca antes da sua existência, o Metaverso é uma grande revolução tecnológica que ainda estamos acompanhando o nascimento, mas de uma coisa é certo: essa novidade veio para ficar.

Em 2021, o Facebook anunciou uma mudança interessante: passou a se chamar Meta e, não à toa, comunicou que direcionou seus focos e investimentos para desenvolver tecnologias para o Metaverso.

É claro que esse anúncio, vindo através de uma das maiores empresas atuais, chamou atenção de várias grandes marcas, como Nike, Microsoft e Google, que também passaram a investir não apenas na ideia, mas na sua construção.


Metaverso: a quebra das barreiras entre o mundo real e o virtual
 
A implantação e expansão do e-commerce foi uma mudança muito grande no ambiente virtual. Poder fazer compras através das telas, encomendar algo com poucos cliques e rastrear o pedido em tempo real parecia um sonho distante alguns bons anos atrás.
 
Hoje estamos entrando em um novo caminho, guiado por uma tendência que vem sido notificada há um tempo.

O Metaverso é como uma evolução da internet tal como conhecemos.

A ideia é unir ambientes virtuais e vivenciar a internet de fato, como se estivéssemos “por dentro”, interagindo com espaços e criando uma nova realidade nesse ambiente.

De início parece um pouco confuso e pra lá de “Os Jetsons”, não é?

Mas, a ideia é mais simples do que parece:

O Metaverso é um ambiente onde os usuários poderão conviver usando seus próprios avatares em 3D.

Poderão socializar, visitar locais, comprar produtos físicos e virtuais e assim por diante. É como um mundo virtual, uma realidade paralela compartilhada.

Algo similar ao oferecido no “Second Life”, conhecido como uma realidade paralela, mas que infelizmente não seguiu sendo atualizado devido a limitações tecnológicas.

Os investimentos feitos por grandes empresas como a Meta, Microsoft e Google nos deixam claro que o Metaverso, dessa vez, não será algo simples e passageiro, mas revolucionário, transformando a maneira de viver, consumir e, é claro, da comunicação como um todo – é aqui que precisamos estar atentos. 

 
O impacto do Metaverso nos negócios e na comunicação
 
Alguns jogos estão dentro da categoria de Metaverso, já que os usuários “vivem” em outros mundos e experienciam situações exclusivamente virtuais, mas que simulam uma realidade bastante fiel.
 
A Epic Games, por exemplo, ofereceu aos usuários a experiência de uma série de shows virtuais e, veja só: não foi apenas um vídeo em um telão, e sim uma experiência em que todo o mapa do jogo foi convertido em um palco, onde os usuários puderam literalmente participar do show com seus avatares. Clique aqui para assistir e entender essa tecnologia.

Blockchain, NFTs, realidade aumenta e virtual são algumas das bases do Metaverso, que agora visualiza algo ainda mais grandioso.

Como a ideia é proporcionar um ambiente de total imersão, o objetivo é que se possa, de fato, construir uma vida nessa realidade paralela.

De aulas virtuais a trabalho e compras, o Metaverso quer que o usuário – com seu avatar – possa ir além da experiência de acessar um site e visualizar uma plataforma estática, mas construir representações que poderão ser visitados nesse mundo virtual, oferecendo a experiência de estar dentro da loja e interagir com outras pessoas e produtos.

A Nike, por exemplo, já tem a Nikeland, um mundo virtual dentro do jogo Roblox, onde é possível andar pela loja, praticar esportes e experimentar produtos no avatar.


 
E é aqui que está o pote de ouro no fim do arco-íris: empresas que fazem parte do Metaverso tem um destaque gigantesco em um ambiente cada vez mais comum no nosso dia a dia, especialmente entre as novas gerações: o online, virtual, conectado.

A possibilidade de comprar espaços, criar outdoors e alugar para anúncio de outros usuários é muito alta, afinal, oferece divulgação nesse ambiente.

Áreas como educação, e-commerce, aprendizado e consumo serão as de destaque, inclusive tornando possível uma educação mais imersiva, com aulas dentro do Metaverso.

Em aulas da área da saúde, por exemplo, a ideia de estudar o corpo humano com hologramas 3D não é uma mera ilusão, e sim uma grandíssima possibilidade.

Acessórios como óculos de realidade 3D são aliados nesse processo de imersão, pois proporcionam uma imersão virtual de maneira rápida e simples.

Imobiliárias, por exemplo, podem começar a oferecer visitas dentro do Metaverso com o simples uso dos óculos, reduzindo a necessidade de ir até o imóvel.

Para isso, é claro, é preciso uma tecnologia de altíssima qualidade, afinal, a ideia é que seja realmente idêntico ao ambiente real e, além disso, que a sensação do usuário seja a mesma.

Marcas como Magazine Luiza e Natura já contam com seus próprios avatares (influenciadoras virtuais), que até então representam as marcas nas redes sociais, mas tem grande potencial no Metaverso.

Muitas empresas da área de moda também já disponibilizam “provas virtuais” dos seus produtos, de maneira simplificada.

Esses pequenos passos nos mostram que o Metaverso não é algo que irá acontecer, mas que já está acontecendo, pouco a pouco.

E, quando for algo mais concreto, todos esses avanços tecnológicos estarão unidos.

Por isso é preciso que empresas de todos os ramos estejam atentas à todas as atualizações para que não fiquem para trás.

Alguns tópicos que já podem ir sendo pensados e trabalhados no marketing e na comunicação são:

- Maneiras de integrar o negócio na realidade paralela;

- Pesquisas de mercado analisando a resposta dos consumidores sobre as possibilidades;

- Pensar em experiências imersivas para o consumidor;

Interação é a palavra chave do que o consumidor busca hoje. Muito além de poder apenas visualizar como em sites, no Metaverso ele pode interagir, experimentar, viver de fato, aumentando a conexão com a marca.

- O céu é o limite: ofereça experiências ilimitadas;

Estamos falando de um ambiente virtual, onde tudo pode ser criado.

Oferecer experiências diferentes como colocar a sua loja no meio de um festival virtual, por exemplo, foge do comum e chama atenção.

- Tenha uma jornada do consumidor ainda mais detalhada.

O potencial do Metaverso é gigante e irá oferecer uma união de mundo real, digital e virtual possibilitando com que atividades e negócios coexistam, transformando a maneira de consumir e abrindo espaço para pensar novos modos, estratégias e objetivos de cada empresa

Portanto, é preciso estar atento a todas as novidades e mudanças e desde já considerar modos de ir incluindo uma imersão para os consumidores, como com avatares, influenciadores virtuais ou realidade virtual. Assim, o consumidor já começa a se acostumar com a novidade e a marca com a possibilidade de crescer nesse meio.

Ainda estamos no início desse novo universo, mas o passo é acelerado e logo poderemos vivenciar essa nova experiência, mesmo que pouco a pouco.


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