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Remarketing: conheça essa estratégia poderosa

O remarketing é uma ferramenta muito eficaz do marketing digital que funciona através de "replicar" uma estratégia para conquistar ou trazer de volta um possível cliente, que já teve contato com a marca, porém ainda não converteu.

Ao analisar o público e a sua jornada de compra, faz parte de uma estratégia de marketing sólida e inteligente, portanto deve ser considerada e aplicada. Continue lendo para entender mais sobre!


Remarketing: o que é?

O remarketing é uma estratégia que funciona através da análise da jornada do consumidor, percebendo o público que buscou o produto ou serviço, acessou o site ou visitou as redes sociais e, por algum motivo, não iniciou ou finalizou uma compra.

Tendo isso em mente, é papel do remarketing ir de encontro a esse possível consumidor através de, literalmente, refazer um marketing direcionado a ele.

Através de anúncios, pop-ups, e-mail marketing e afins – muitas vezes inclusive com ofertas, promoções, descontos e gatilhos mentais - essa estratégia busca reconquistar esse possível cliente, chamar a sua atenção e reforçar a marca em sua mente, incentivando que finalize a compra, assinatura, etc.

Por mais que o público entenda que os anúncios estejam o “buscando”, essa estratégia trabalha também de maneira inconsciente e com gatilhos mentais, despertando desejo, lembrança, sentimento de escassez, etc.

Assim, funciona muito bem quando se trata de recuperação de vendas e pode alavancar negócios.


Como funciona o remarketing no Google Ads?

Como visto anteriormente, essa estratégia de marketing digital tem o objetivo de conquistar o visitante que demonstrou interesse no produto ou serviço, porém ainda não converteu.

Para entender como funciona do princípio, pense em alguém que está buscando um eletrodoméstico. Ao pesquisar no Google e analisar opções ao abrir sites e conferir valores e detalhes, o Google entende essa intenção e percebe um desejo, gravando esse interesse através de cookies.

Esses cookies ficam armazenados no computador e direcionam anúncios relacionados ao desejo desse visitante, incentivando que o mesmo finalize a compra ou cumpra um objetivo final.

O objetivo é reforçar a marca a esse potencial cliente e incentivar a sua decisão de compra, então o usuário percebe um aumento na exposição do produto ou serviço através de anúncios – em canais virtuais afiliados ao Google AdSense – e, na maioria das vezes, retorna para finalizar a compra e assim converte.

Dessa maneira, o remarketing alcança esses clientes em potencial em diversas etapas do funil de vendas e, por isso, exige uma estratégia muito bem feita, sempre focando em conduzir o visitante até a próxima etapa da sua jornada como consumidor.


A estratégia aplicada em outros formatos


Além do Google Ads, o remarketing pode ser feito em outros canais, como as redes sociais.

O Instagram e o Facebook, por exemplo, são redes que permanecem atuais e são muito poderosas quando se trata de chamar a atenção e conquistar clientes.

Através de anúncios que incentivam um retorno ao site de produtos ou serviços que o consumidor quase comprou, o mesmo é lembrado e tem grandes chances de retornar.

Nesse caso, o público é descoberto e monitorado pelo pixel do Facebook (que inclui o Instagram) – código gerado na plataforma na qual os clientes serão capturados e que é responsável por identificar quais são as páginas que o usuário acessou e os produtos que demonstrou interesse. Assim, o remarketing pode ser feito de maneira inteligente e bem direcionada.

Essa estratégia garante várias vantagens, como um aumento de conversões e automaticamente das vendas, reforço do branding da marca e, além disso, tem um ótimo ROI (Retorno sobre o Investimento), já que o retorno é rápido e o custo é mais baixo.

Para criar uma campanha de remarketing, é preciso investigar o funil de vendas do produto ou serviço e a jornada de compras do cliente.

Essa análise colabora para o desenvolvimento de uma estratégia que cria públicos específicos para cada etapa, transmite a mensagem correta e cria conteúdos relevantes.

Portanto, é essencial ter ao seu lado uma agência especialista em conectar empresas e potenciais clientes, como a Emotive Comunicação. Entre em contato e conte com a nossa equipe!


Agência de Publicidade Porto Alegre – Emotive Comunicação