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Redes sociais: funções e papéis no marketing e nas vendas

As redes sociais são, hoje, uma das principais e mais efetivas formas de promover um negócio, pois aproximam marcas e consumidores no cotidiano. Porém, para usá-las com eficácia e obter bons resultados é importante saber como elas funcionam. Continue a leitura para entender mais sobre as redes sociais, suas funções e papéis no marketing e nas vendas.

A influência das redes sociais na vida de todos e no marketing é gigante. Entre as principais plataformas hoje são aproximadamente quatro milhões de usuários.

Ou seja, estar presente nas redes sociais não é mais um diferencial, e sim uma necessidade para empresas de todo o setor. O diferencial de verdade está em saber usá-las com inteligência e estratégia, aproximando o público e transformando-os em consumidores fiéis, atraindo novos consumidores e vendendo mais.

Funções e papéis das redes sociais no marketing digital

As redes sociais têm diversas funções no marketing e podem ser usadas de inúmeras maneiras nas mais variadas estratégias.

Porém, podemos resumir em três as principais funções das redes sociais no marketing digital, as quais acabam sendo destrinchadas a depender de cada estratégia.

1. Branding

O branding é a gestão de marca de uma empresa. O seu objetivo principal é fazer com que o público geral e os consumidores se encantem pela marca e passem a ser consumidores.

Muito mais do que apenas gerar vendas, os esforços do branding estão direcionados em criar uma imagem da marca que conquiste o consumidor.

Ou seja, a ideia é que através de conceitos visuais, campanhas e publicações, por exemplo, o usuário/consumidor passe a ver a marca com outros olhos, valorizando o que ela aporta.

Além disso, um dos principais pontos do branding é reforçar a marca em todos os espaços possíveis para que ela se torne altamente reconhecível pelos consumidores.

Dessa forma eles poderão fazer associações e, quando precisarem do produto ou serviço que a sua empresa oferece, irão lembrar-se da marca, do logo, das cores, do slogan, de alguma publicação ou campanha em específico e assim por diante.

No caso do branding nas redes sociais, a identidade visual e a criação de uma comunidade fiel de seguidores funcionam muito bem. Fique atento na presença da sua empresa nas redes sociais e se a sua identidade visual está coerente com o seu objetivo e com a personalidade da marca. Se não, é hora de atualizá-la!

2. Interação

As plataformas digitais promovem e fomentam a interação direta da empresa com o usuário ou cliente em potencial.

Além de oferecer canais de comunicação abertos, os usuários e clientes tem a liberdade de participar de conversas em tempo real com a marca e com a comunidade de seguidores.

Essa é uma excelente vantagem pois cria conexões mais profundas com o público-alvo, o que auxilia na percepção positiva que as pessoas têm da marca.

3.Segmentação da audiência

Segmentação é a palavra-chave para alcançar públicos específicos e já mais direcionados a se tornar cliente.

As redes sociais possibilitam que as empresas segmentem o público de uma maneira muito simples e eficiente, podendo assim direcionar publicações a grupos específicos segundo seus perfis.

Quando o assunto são anúncios, segmentação é o segredo para o sucesso.

Funções e papéis das redes sociais nas vendas

As redes sociais facilitam a compra, isso é fato. Afinal, são meios que permitem que os usuários cheguem até os produtos e serviços da marca.

Porém, o seu papel primordial nas vendas é, na verdade, o de atrair usuários para iniciar uma jornada de compra, não necessariamente no exato momento em que visualiza um produto, mas sim inclusive no futuro.

Ou seja, o principal foco das redes sociais nas vendas é a atração de leads qualificados.

Além disso, outras funções importantes são:

• No Facebook, o uso do Marketplace e chatbots automatizados para melhor atendimento ao cliente. Além disso, o administrador de vendas permite a criação e organização de catálogos de produtos que você deseja promover;

• No Instagram, o uso do perfil comercial e da aba de compras onde é possível destacar produtos e facilitar a jornada do cliente;

• No Linkedin, através de publicações bem trabalhadas em SEO para alcançar novos clientes e parceiros, além da função premium de vendas onde é possível segmentar os compradores e obter dados importantes sobre eles;

• No TikTok, com o método de venda multicanal e com a divulgação de produtos de maneira única;

• No YouTube, demonstrando o funcionamento do produto e usando o YouTube Shopping, que permite fixar produtos em transmissões ao vivo.


Como você pode perceber, as redes sociais são cruciais tanto para o marketing digital quanto para as vendas, tópicos que andam juntos, mas necessitam tratamentos diferentes para uma estratégia de marketing adequada e eficiente.

Conte com a Emotive para aprimorar as redes sociais e as vendas da sua empresa!
 

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