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O que é o Benchmarking e qual a sua importância

Criar uma estratégia do zero muitas vezes pode ser uma tarefa difícil. Em meio a tantas informações e dados que devem ser analisados para decidir como alcançar determinado objetivo, um estudo sobre a concorrência pode ser a peça que faltava no quebra-cabeça da estratégia de uma empresa.

Afinal, com o Benchmarking é possível entender não apenas o que está acontecendo no mercado, como também conhecer o próprio negócio mais a fundo.  Continue a leitura para entender mais sobre!


O que é o Benchmarking?
 
O benchmarking é uma ferramenta de gestão que consiste na análise de processos, práticas e resultados de outras empresas, com o objetivo de identificar oportunidades de melhoria.

É uma prática essencial para qualquer negócio que deseja se destacar no mercado e alcançar melhores resultados.

O termo benchmarking vem da palavra "benchmark", que significa "ponto de referência".

Em outras palavras, o benchmarking é um processo de comparação de uma empresa com outras que são consideradas referências em seu setor, com o objetivo de entender quais são as estratégias utilizadas por elas.

Assim, a ideia é que a sua empresa possa reproduzir ou adaptar algumas dessas ações. Além disso, é também possível realizar o estudo para buscar estratégias diferentes para fugir do usual e criar um diferencial.

É importante fazer esse tipo de análise porque te permite ter uma visão ampla de como o mercado está e quais são as oportunidades do setor do seu negócio.

Dessa forma, é possível reconhecer novas tendências, criar planos estratégicos atualizados, adaptar ou melhorar processos internos e muito mais.

 
Tipo de Benchmarking
 
Benchmarking Competitivo: Como o próprio nome diz, esse tipo está focado em analisar e estudar os competidores diretos que disputam pelos mesmos clientes que a sua empresa. Nesse caso, se utilizam dados oficiais que são divulgados pelas próprias empresas.

Benchmarking Funcional: Diferente do anterior, esse tipo de benchmarking permite a análise de outros setores e mercados, indo além apenas do seu setor. O objetivo é analisar dados de diferentes mercados que podem trazer insights interessantes para estratégias da sua empresa.

Benchmarking Internacional: Nesse modelo, a ideia é ter uma visão panorâmica de empresas internacionais para que seja possível prever tendências e, assim, estar à frente dos seus competidores nacionais.

Benchmarking Genérico: Já o Benchmarking genérico é utilizado quando a empresa busca a análise de processos específicos de outra empresa, como a logística, o marketing, etc.

Benchmarking Interno: Por último, mas não menos importante, o Interno tem o objetivo de analisar e comparar as áreas de uma mesma empresa. O objetivo é ter uma visão geral de como cada área se desenvolve em níveis de produtividade e resultados. 

A importância do benchmarking no Marketing Digital
 
O marketing digital está em constante evolução, especialmente quando se trata do comportamento do público.

Usar a técnica de Benchmarking para analisar táticas de outras empresas no ambiente digital é muito importante, afinal, é possível identificar detalhe como o tom de voz utilizado, quais os canais com maior engajamento, o tipo de conteúdo utilizado, etc.


3 exemplos de benchmarking no marketing
 
  • Uma empresa de tecnologia pode analisar o desempenho de suas campanhas de marketing digital em relação às campanhas de seus concorrentes.
     
  • Uma empresa de e-commerce pode analisar a taxa de conversão de seus sites em relação aos sites de seus concorrentes.
     
  • Uma empresa de serviços pode analisar o atendimento ao cliente de seus concorrentes.
O benchmarking é uma ferramenta poderosa que pode ajudar as empresas a melhorar seu desempenho e alcançar melhores resultados.

Porém, é preciso fazer a análise com estratégia para que o investimento seja direcionado e traga boas respostas em dados.

Para começar a analisar a concorrência é preciso, antes de tudo, escolher os competidores com atenção. Então, definir o objetivo e o que deseja aprender a partir dessa análise.

A partir da análise pode-se entender desde a comunicação da empresa até suas estratégias de venda e, inclusive, a experiência do cliente em um Ponto de Venda.

Após esses passos, chegou a hora de coletar os dados corretos, seja definindo os indicadores e métricas ou visitando o ponto de venda como um cliente oculto.

Com os dados em mãos, é o momento de comparar a informação coletada e criar um informe de conclusões, insights e resultados obtidos para então decidir o que pode ser útil para a sua empresa.

Interessante, não é?

Muito além de observar e acompanhar os passos de empresas concorrentes, com o Benchmarking podemos analisar diversos fatores e estratégias para entender o que pode ser feito diferente, parecido, o que pode ser repensado ou adiantado.

Conte com a Emotive para análise completas e certeiras para o desenvolvimento de estratégias de marketing poderosas!



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