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Mídia paga: como começar a investir?

Gerar tráfego em uma página, como o site de uma empresa, é o básico para que mais pessoas conheçam, se interessem e façam compras, certo? Existem diversos caminhos para aumentar o número de visitantes em uma página, como o tráfego orgânico e o pago, que funciona através da mídia paga.

A estratégia de mídia paga é muito utilizada para gerar maior visibilidade de maneira mais rápida e direcionada. Isso porque, nesse formato, é possível segmentar os anúncios, direcionando a comunicação estritamente para as pessoas que tem o perfil desejado pela empresa, ou seja, o público-alvo que a mesma deseja alcançar.

Assim, alcançando as pessoas certas – com perfil desejado, que é compatível com a marca ou produto em específico – é muito mais provável que as vendas aumentem, gerando maior fluxo e retorno financeiro.


Mídia paga: na prática, como funciona?
 
Apesar de parecer ou soar complicado, a estratégia de mídia paga não é um bicho de sete cabeças.

Para que você possa entender facilmente, vamos conversar sobre as diferenças entre a mídia paga e a orgânica!

MÍDIA ORGÂNICA: esse formato é referente à criação de conteúdos relevantes e que não são patrocinados pela marca, ou seja, são conteúdos publicados em redes sociais, enviados em e-mail marketing e demais canais com o objetivo de cativar e atrair consumidores e que terão retorno (like, comentário, visualização, cadastro, etc) de maneira “natural” e gratuita.

Conteúdos informativos e educativos são muito comuns nessa estratégia, já que demonstram ao público que a empresa entende muito de determinado assunto, gerando uma imagem de referência a autoridade.

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MÍDIA PAGA: ao contrário da orgânica, nesse formato os conteúdos e campanhas recebem um investimento financeiro (capital) para que sejam entregues a mais pessoas e, como citado anteriormente, com a possibilidade de alcançar públicos com perfis específicos.

É preciso muita estratégia e análise para definir públicos, criar chamadas bem elaboradas para convencer o usuário e encaminhar uma jornada de compra.

Na prática, são todos os anúncios em redes sociais e sites, além dos buscadores como o Google e em sites parceiros. Essas publicidades são feitas por meio de banners, links patrocinados, impulsionamento de publicações no Instagram e assim por diante.

 
Como começar a investir em mídia paga?
 
Para começar a investir nesse formato, é preciso entender as principais variações para escolher pela que mais se adequa ao seu objetivo.
 
Google Ads: são os links patrocinados no buscador, ou seja, quando o usuário busca por um termo no Google e recebe diversas opções de sites para acessar, há os primeiros links são patrocinados e, por isso, ficam no topo da pesquisa, facilitando que o usuário acesse.

Também é possível criar um ad (anúncio) que seja vinculado no site, blog, página de notícia e afins de um parceiro da Rede de Display do Google.

Da mesma maneira, é possível inserir anúncios no YouTube, Gmail e até mesmo em aplicativos da Play Store. A gama de opções é gigante!

Remarketing: já esse formato busca reforçar a marca em si ou o próprio produto/serviço na mente do consumidor.

Sabe quando você acessa um determinado site, olha um produto, mas não finaliza a compra e logo após recebe anúncios dessa busca específica em janelas pop-up, e-mail ou até mesmo em outros canais?

É dessa maneira que o remarketing atua, lembrando ao consumidor da pesquisa prévia, levando à que repense e cogite finalizar a compra.

Anúncios em redes sociais, como Instagram, Facebook, Linkedin, Twitter, TikTok...nesse caso, é interessante analisar as opções e perceber em quais espaços o seu público está mais presente, além de patrocinar posts estratégicos, e não qualquer conteúdo.

 
Como começar a investir sem erros?
 
Para concluir a conversa com chave de ouro, o principal na mídia paga é, além de uma comunicação bem feita, saber percorrer caminhos estratégicos, tomando alguns cuidados, como:
 
- Organize os canais da empresa:
 
Não basta o anúncio ser de qualidade e cativar o usuário ao ponto do mesmo acessar a página, é preciso que os canais (site e redes sociais) estejam funcionando bem, sejam interessantes e tenham conteúdos orgânicos também, afinal, a primeira impressão aqui não é a que fica, e sim a visão completa.

- Faça um bom planejamento e defina objetivos:

Definir as metas gerais da empresa é importante para criar objetivos para as campanhas.

A ideia é divulgar a marca como um todo ou um produto específico? O objetivo é gerar vendas através desse anúncio ou direcionar o usuário para uma página de venda?

Todas essas perguntas ajudam a optar o canal, o formato, o estilo de comunicação e o público-alvo, além de definir a verba em si.

- Avalie o desempenho:

O bacana da mídia paga é, também, os relatórios de desempenho que são gerados. Assim você tem acesso a dados como:

- número de visualizações;

- número de interações (curtidas, comentários, compartilhamentos...);

- número de cliques em um link.

- Teste as campanhas:

Para entender quais formatos e tipos de anúncios funcionam melhor com o seu público-alvo, faça testes!

Criar dois anúncios com imagens diferentes ou o mesmo em canais diferentes é uma excelente ideia para analisar qual tem melhor retorno. É possível pausar um anúncio, então vá sem medo.

- Distribua a verba:

Definir uma verba disponível e a distribuir de maneira estratégica entre anúncios – considerando objetivos e metas - é importantíssimo para que não haja desperdício.

Além disso, dessa maneira podemos distribuir a verba em mais de um canal, ampliando o público-alvo e alcançando mais pessoas. 

- Analise o retorno sobre o investimento (ROI):

O retorno da mídia paga pode ser analisado através dos cliques, visualizações e interações, conforme visto.

Mas, além disso, é preciso examinar o ROI, para perceber se o investimento financeiro está valendo a pena.

Criar campanhas de mídia paga e investir financeiramente em canais digitais é uma estratégia que pode virar o jogo para a sua empresa. Não há mínimo para investimento, portanto empresas de todos os portes podem começar a investir nesse formato!

Porém, é preciso trabalhar com cautela para investir da melhor maneira e com mais garantias.

Para isso, contar com uma agência parceira como a Emotive Comunicação é o ideal para que possamos criar campanhas com uma equipe profissional que saberá analisar todos os detalhes e garantir uma peça criativa, estratégia e inteligente.

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Agência de Publicidade Porto Alegre - Emotive Comunicação