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Entenda como Gatilhos Mentais vão fazer você vender mais

Marketing Digital se utiliza de muitas estratégias para gerar leads, obter e fidelizar clientes. E todas elas têm uma característica em comum: dar às pessoas o que elas querem ou precisam na hora e lugar certos.

Uma das técnicas mais eficientes é o uso dos gatilhos mentais. Eles fazem parte da psicologia e a compreensão dela é a chave para o sucesso de qualquer negócio.
Todos os seres humanos possuem estímulos e motivações similares que, quando ativados, os conduzem naturalmente para a ação.
Sendo assim, compreendendo como a mente dos seus clientes funciona e quais ferramentas usar, você terá o poder de influenciá-los em suas tomadas de decisões.

Afinal, o que são Gatilhos Mentais?

Os gatilhos mentais são eventos ou circunstâncias externas que podem gerar reações negativas (ansiedade, pânico, desânimo, desespero, etc.) ou positivas (alegria, calma, entusiasmo, motivação, pensamentos positivos etc.).
Reagir aos gatilhos mentais é uma consequência natural do ser humano diante de estímulos externos, que podem ser estruturados de maneira estratégica para proporcionar sentimentos e emoções desejáveis.
Um gatilho, quando ativado, pode ativar uma memória que transporta a pessoa de volta para o passado, onde ela teve a sua primeira experiência. É como reviver o momento por alguns segundos e sentir a mesma coisa que sentiu na época e lugar do acontecido.
Entretanto, é importante ter cuidado ao trabalhar com estratégias de gatilhos mentais para, em vez de ativar memórias traumáticas ou sensações negativas, ativar somente aquilo que traga um sentimento de conforto, exclusividade, desejo, independência, confiança etc.


Como os Gatilhos Mentais devem ser usados nas suas estratégias de venda?

Conheça agora os principais princípios responsáveis por ativarem esses gatilhos mentais e como os sentidos das pessoas são estimulados:

Princípio da reciprocidade

O princípio da reciprocidade pode ser sentido quando alguém nos dá algo sem pedir nada em troca. Automaticamente, nos sentimos obrigados a retribuir o favor.
A estratégia de conteúdo em blogs pode ser uma boa maneira para os empreendedores online trabalharem esse princípio, uma vez que entregarão informação de valor gratuitamente para um público que adora ou precisa consumi-lo. Funcionaria como um presente que, mais tarde, levará o cliente a comprar de você pelo sentimento de devolver o favor.
Outra forma de trabalhar o gatilho mental da reciprocidade é mandar um brinde junto com a primeira compra, para que o cliente se sinta na obrigação de realizar a segunda compra e assim por diante.

Princípio da novidade

Todo ser humano ama uma novidade. Pesquisas já comprovaram que a exposição a algo novo aumenta a liberação de dopamina no cérebro. Ou seja, diante de novidades, o nosso cérebro emite sensações de recompensa e esse sentimento nos motiva a procurá-la sempre.
No Marketing Digital, esse princípio pode ser colocado em prática por meio de mensagens anunciando novidades em breve, seja um conteúdo exclusivo e mais completo sobre um determinado assunto, uma nova versão do produto ou serviço etc.
O importante é anunciar novidades de tempos em tempos para manter o interesse do público pelo seu negócio sempre em alta. Porém, cuidado para não banalizar a frequência das novidades.
 
Princípio da prova social

Este com certeza é um dos princípios mais testados e comprovados dentro do marketing digital. O princípio da prova social está diretamente ligado ao gatilho mental da preferência. Somos seres sociais e totalmente influenciáveis pelo que o outro está falando, fazendo ou usando.
Temos predileção por gostar de coisas que outras pessoas gostam, sejam elas boas ou não. Por isso, qualquer informação que demonstre popularidade pode desencadear um estímulo de desejo de compra imediata.
Informe sempre os produtos e serviços mais vendidos, bem como os motivos que o tornam tão desejado pelo público. Os resultados poderão ser surpreendentes.

Princípio da escassez

O nosso inconsciente associa escassez a valor. Ou seja, para nós, quanto mais rara é alguma coisa, maior valor ela tem. Este princípio é capaz de ativar um sentimento de risco iminente que a pessoa está tendo de perder uma grande oportunidade.
A melhor forma de colocar esse gatilho mental em prática no Marketing Digital é sugerir que os produtos ou serviços possuem quantidade limitada e o interesse por eles é alto.
 
Princípio da urgência

O gatilho da urgência nos leva a tomar atitudes ainda mais inconscientes, pois ele limita o nosso tempo na tomada de decisão.
Um bom exemplo disso é a Black Friday. A já consagrada campanha promocional, que acontece todo mês de novembro, desperta um forte sentimento de urgência no consumidor, fazendo com que ele realize a compra de produtos e serviços que muitas vezes nem estava precisando ou pensando em comprar.
 
O uso dos gatilhos mentais é uma técnica que comprovadamente dá certo e gerar melhores resultados. Cabe a você utiliza-lo de forma planejada e frequente dentro das suas estratégias de venda!
 
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