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As principais métricas para avaliar a eficácia de campanhas de marketing

A necessidade de quantificar a eficácia das campanhas de marketing já não é um luxo, e sim uma atividade essencial e básica no dia a dia de empresas que desejam prosperar, afinal, ao medir o retorno sobre o investimento (ROI) de marketing e explorar indicadores-chave de desempenho (KPIs) é possível direcionar seus esforços em marketing a um sucesso tangível.

Campanhas de Marketing: depois da criatividade, as métricas

Que investir em marketing é crucial para o sucesso de qualquer negócio, é fato.

Uma campanha de marketing é um conjunto de atividades e estratégias que visam atingir um objetivo específico, como aumentar as vendas, melhorar a imagem da marca ou promover um produto ou serviço.

As campanhas de marketing podem utilizar uma variedade de canais, como publicidade, relações públicas, marketing digital e marketing de conteúdo.

Mas é preciso, acima de tudo, investir de maneira assertiva, evitando gastos que não trarão retorno.  

Para investir em campanhas de marketing de maneira assertiva, é preciso conhecer muito bem o público-alvo da sua empresa e ter objetivos muito bem definidos.

Dessa forma, por meio de campanhas de marketing criativas e estratégicas, a sua empresa chega a mais pessoas e conquistas novos clientes, além de ter a marca reforçada na mente do consumidor.

Por último, mas não menos importante, para garantir que as campanhas de marketing estejam sendo eficientes, é importante acompanhar e avaliar seus resultados.

Assim, futuras campanhas tem como base as anteriores e seus resultados, o que auxilia o setor de marketing a entender quais campanhas trazem mais retorno e, dessa forma, se investe em campanhas similares para manter o sucesso. 

Para isso, existem diversas métricas que podem ser utilizadas.


10 métricas para avaliar a eficácia e o retorno de Campanhas de Marketing
 
1. Tráfego e engajamento do usuário na web

O tráfego é a quantidade de visitantes que acessam um site, blog ou página de mídia social. É uma métrica importante, pois indica o alcance das campanhas de marketing.

Além das visitas como um todo, a análise do tráfego engloba avaliar visitas únicas e taxa de rebote, a fim de entender se os usuários estão passando um tempo na página ou não, quando fecham a página, etc.

Para medir o tráfego, é possível utilizar ferramentas de análise de dados, como Google Analytics.

2. Taxa de conversão e objetivos alcançados

A taxa de conversão é a porcentagem de visitantes que realizam uma ação desejada, como preencher um formulário, baixar um e-book ou fazer uma compra.

É uma métrica essencial para avaliar a eficácia de uma campanha de marketing, pois indica o quão bem elas estão convertendo visitantes em clientes.

Lado a lado com a conversão está a análise dos objetivos, ou seja, a avaliação de se os objetivos anteriormente definidos estão sendo alcançados através dessa taxa de conversão ou se está sendo direcionada a algo diferente.

Isso fornece um alinhamento muito importante para futuros investimentos em campanhas.

3. Custo por lead

O custo por lead (CPL) é o valor gasto para gerar um lead, ou seja, um potencial cliente que demonstrou interesse em um produto ou serviço.

Assim, é possível entender quais campanhas trazem mais leads e convertem mais.

4. Custo por aquisição de cliente

O custo por aquisição de cliente (CAC) é o valor total gasto para adquirir um cliente, incluindo o custo dos leads, das campanhas de marketing e do atendimento ao cliente.

A redução do CAC melhora automaticamente o retorno sobre o investimento (ROI), pois uma redução nos custos de aquisição se traduz em maior rentabilidade.

Sendo assim é uma das métricas mais importantes para avaliar o retorno sobre o investimento (ROI) das campanhas de marketing.

As estratégias para otimizar o CAC incluem o refinamento dos métodos de segmentação, a melhoria das taxas de conversão e o cultivo de leads de forma mais eficaz.

5. Receita

A receita é o valor total gerado por vendas ou outras formas de monetização, dado utilizado para, juntamente de outras métricas, avaliar o sucesso geral das campanhas de marketing.

6. Retorno sobre o investimento (ROI)

O retorno sobre o investimento (ROI) é uma métrica que mede o lucro obtido com os investimentos realizados.

É uma métrica importante para as empresas porque ajuda a avaliar a eficiência dos seus investimentos de marketing, evitando que no futuro campanhas que não trouxeram bom retorno não sejam repetidas.

Um ROI alto indica que uma campanha está sendo bem-sucedida, enquanto um ROI baixo indica que a campanha precisa ser otimizada.

7. Tempo de vida do cliente

O tempo de vida do cliente (LTV, do inglês Lifetime Value) é o valor médio que um cliente gasta com uma empresa durante todo o seu relacionamento com ela.

Um LTV alto indica que os clientes estão gastando mais com a empresa, o que é positivo para o seu negócio.

Através desse dado é possível avaliar e analisar o quão comprometidos os clientes estão com a sua marca e também analisar e avaliar campanhas de marketing, afinal, o comprometimento do cliente reflete como está o seu relacionamento com o cliente, além da imagem que ele tem da sua marca – a qual é construída através de campanhas.

Além de avaliar a eficácia de campanhas, o LTV pode ser usado para definir o orçamento de marketing e identificar oportunidades de aumentar as vendas.

8. Satisfação do cliente

A satisfação do cliente é uma medida de como os clientes avaliam sua experiência com uma empresa.

É uma métrica importante para avaliar a eficácia das campanhas de marketing, pois indica o quanto elas estão contribuindo para a satisfação dos clientes através da resolução de problemas, atendimento e qualidade da entrega.

9. Engajamento em redes sociais

Medir o engajamento nas redes sociais é também muito importante, afinal, conteúdos com maior engajamento são os que estão tendo mais impacto ao olhar do cliente.

Além disso, com essa métrica se mede como os clientes interagem, ou seja, curtidas, comentários ou outras ações. Isso também ensina muito sobre o cliente para que futuras ações sejam direcionadas a essa interação.

10. Brand awareness

O brand awareness é uma medida da conscientização da marca, ou seja, do quanto as pessoas estão familiarizadas com uma marca.

Antes de tudo, escolha as métricas certas para sua empresa

As métricas que você deve acompanhar variam de acordo com os objetivos da sua empresa e das campanhas de marketing que você está executando.

Empresas que estão focadas em aumentas as vendas, por exemplo, devem focar em analisar e investir em métricas de conversão, custo por aquisição de cliente e receita.

Já empresas que estão mais focadas em aumentar a satisfação do cliente, por exemplo, devem ter o seu foco em avaliar as métricas de satisfação do cliente e engajamento.

Além disso, saber fazer uma boa análise faz toda a diferença.

Afinal, são necessários programas e relatórios específicos, além de coleta manual de dados, para que todas as métricas sejam armazenadas e lidas corretamente.

Conte com a Emotive para analisar o marketing da sua empresa e criar estratégias de sucesso a partir das métricas corretas.





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