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Adobe Stock anuncia tendências criativas para 2024: confira

A Adobe, empresa líder em software criativo, divulgou recentemente suas previsões para as principais tendências criativas de 2024. A partir de uma análise de dados e tendências globais, a empresa identificou quatro grandes tendências que irão moldar o mundo da criatividade no próximo ano. Continue a leitura para conferir em primeira mão!

Tendências criativas 2024 segundo a Adobe Stock

Em um momento de transformação constante, o consumidor atual busca e valoriza um equilíbrio entre o novo e o antigo, a velocidade e a sustentabilidade, a emoção e o descanso.

São fenômenos como estes que veremos marcando o ano de 2024 a nível criativo, segundo a previsão anual de tendências visuais e criativas feita pela Adobe Stock.

A equipe da empresa líder em software criativo determinou quatro principais padrões criativos para os próximos meses com base em estilos criativos, padrões de consumo, avanços tecnológicos e dados dos usuários da sua plataforma de recursos gráficos.

O objetivo dessa análise é auxiliar o setor criativo a criar campanhas e mensagens que realmente conectem marcas com seus respectivos públicos.

Um ponto interessante é que o ano de 2024 será marcado pela convivência de imagens geradas por inteligência artificial e as criadas pelo talento humano. 

De acordo com Brenda Mills, diretora de Insights criativos e do consumidor da empresa, entre as tendências criativas de 2024 encontraremos 2D, 3D, inteligência artificial e imagens simples que nos remetem ao cotidiano. Interessante, não é?


4 tendências criativas para 2024 segundo a Adobe Stock
 
As 4 principais tendências são:

Ritmos relaxantes

O bem-estar já não diz respeito apenas à saúde física. Hoje, com a velocidade das mudanças e do mundo como um todo, a saúde mental e emocional passou a ser considerados essenciais para o bem-estar das pessoas e da sociedade em si.

Enquanto as pessoas buscam por equilíbrio emocional e saúde mental, as marcas podem apoiar esse movimento utilizando elementos visuais fluidos e relaxantes que transmitam calma em todos os lugares, como o ambiente de trabalho, redes sociais, campanhas, etc.


      
Créditos:  Gemma can fly/Stocksy, Adobe Stock /  Михаил БогдановAdobe Stock

De fundos abstratos e repetitivos até formas que mudam de maneira suave, imagens com cores suaves e leves além de formas simples podem fazer parte dessa tendência.
 
Espírito de maravilha e alegria

Os consumidores e usuários estão buscando cada vez mais visuais e estéticas que inspiram um sentido de maravilha, alegria, fascínio e encantamento.
 

Créditos: Adobe Stock, Teri Hofford
 
Seguindo a linha da tendência anterior, esta também entra no assunto de saúde mental, pois essa busca por encantamento e alegria pode ser vista como um mecanismo de defesa dentre os desafios que vivemos enquanto macroeconomia.
 
O relatório mostra que 80% das pessoas estão priorizando a saúde em busca da felicidade, 79% estão focando em conexões pessoais e 53% estão mais interessadas em experiências alegres.

Essa tendência aparece de diversas formas, tendo seu foco em experiências, pequenos prazeres, viagens e luxo. Além disso, a inteligência artificial chega com tudo nesse formato.


Dimensões dinâmicas
 
A tendência de dimensões dinâmicas é a que abraça diversos tipos de conteúdos para criar efeitos visuais divertidos, alegres e impactantes.

A sua base é o multiverso, os jogos, a realidade virtual e a realidade aumentada, fazendo uma fusão entre realidade e criação.

 
Créditos: Adobe Stock, mego-studio
 
Aqui, ganham destaque os elementos 2D e 3D, e os resultados finais das peças costumam ter efeitos especiais de aspecto moderno e futurista, trazendo a tona uma sensação de infinitas possibilidades.

A nova nostalgia

A nova nostalgia revisita estilos e referências do passado, porém com um toque moderno e inovador.

Segundo o relatório da Adobe, mais uma vez os consumidores estão buscando e se interessando por elementos visuais que representam o passado porque os associam com tempos mais simples.

Essa tendência reflete a maneira como as pessoas estão criando interpretações contemporâneas de um estilo de vida vintage através de licenças criativas como renderizações hiper-realistas feitas com IA generativa.

 

Créditos: Adobe Stock, Haydiddle

Após analisar as previsões, pode-se notar que as tendências previstas pela Adobe Stock refletem o atual momento global, o qual está marcado por uma busca por equilíbrio e bem-estar, além de um desejo de escapismo e diversão misturados com um grande interesse em novas tecnologias.

Interessante, não é mesmo?

Tenha em mente essa tendências para o planejamento de marketing da sua empresa em 2024, afinal, sempre e quando possível é interessante incluir tendências em redes sociais, campanhas e comunicação geral da empresa.

Porém, lembre-se que é importantíssimo fazer isso com estratégia. Ou seja, encaixar de maneira natural e genuína a tendência na comunicação da sua marca.

 
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