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A importância de integrar Marketing On e Off: Case Coca-Cola e Rosalía

Quando dois grandes nomes se juntam de maneira estratégia, não há erro. O case de parceria entre a Coca-Cola e a cantora Rosalía é recente, mas já se tornou um excelente exemplo de estratégia, planejamento de marketing e por último, mas não menos importante, a união de Marketing On e Off.

Se você não conhece essa colaboração e não sabe a importância de integrar marketing online e offline, continue a leitura e descubra tudo sobre!


Coca-cola e Rosalía: o que uma nova versão do refrigerante tem a ver com a integração de Marketing On e Off?

Não há dúvidas de que a Coca-Cola é uma gigante no mercado.

Muito além de comerciais e anúncios em outdoors, a empresa também se destaca no marketing digital.

Ainda mantendo o seu estilo de comunicação e reforçando a sua imagem forte há anos, quando se trata do universo digital a Coca-Cola deu um passo além: hoje, colabora com influencers e celebridades.

Colaborações como essa têm extremo potencial quando marca e comunicador falam a mesma língua, ou seja, tem públicos similares e objetivos parecidos.

Rosalía, cantora catalana, viralizou em 2018 e desde então ganhou prêmios importantes no cenário musical, além do coração de milhões de ouvintes e fãs. E não é à toa: nesse ano, Rosalía ganhou um grammy por causa do seu álbum Motomami.

Quando uma celebridade está em momento de crescimento constante, tem força e nome a nível mundial, é fácil entender porque grandes marcas querer colaborar com ela.

E por isso mesmo Rosalía foi a escolha da marca para uma colaboração gigantesca, que movimentou diversos canais da Coca-Cola e exigiu um planejamento estratégico muito bem elaborado.


Case Coca-Cola e Rosalía: um novo sabor em edição limitada
 
A colaboração da marca com a cantora não foi apenas uma publicação paga, e sim de fato um trabalho em conjunto.

Coca-Cola, conhecida pelo seu sabor único, lançou em conjunto da cantora um novo sabor em edição limitada.

“Coca-Cola Move”, criada em conjunto entre a marca e a cantora, tem inspiração na música e buscar transmitir o poder de transformação como modo de expressão da geração atual, onde a música é a linguagem universal.

Além de representar o universo da Rosalía, representa também a marca através do poder de expressão. Faz sentido, não é?

Além de a edição ser limitada e não tão simples de encontrar, criando um gatilho de exclusividade, o design do produto é um ponto muito alto: as cores, rosa e preto, são características da cantora e ainda sim se enquadram na marca.

Além disso, a tipografia foi feita pela própria Rosalía e em cada lata há um QR code que leva até o Coca-Cola Creations Hub, onde o usuário tem acesso a experiências digitais como a criação de avatares 3D, playlists e jogos interativos.

Ou seja: é muito mais do que um refrigerante, é uma experiência.

E muito mais do que isso, é a Coca-Cola da Rosalía – pois assim mesmo ficou conhecida.

A marca, de outro lado, será lembrada como parceira da cantora e associada com a mesma por muito tempo. Super inteligente e poderosa colaboração!

 
Marketing On e Off: Coca-Cola, Rosalía e estratégias poderosas
 
Antes do lançamento, pequenos teasers que mostravam a cantora em um universo de fantasia onde a Coca trocava o seu tradicional vermelho pelo rosa como elemento principal foram sendo publicados nos dois perfis:
 

Já para o lançamento oficial, de um lado a Coca-Cola fez um post bastante explícito quanto à colaboração e o produto...
...de outro a cantora iniciou a divulgação com um vídeo em seu TikTok no qual, de maneira muito simples, mostrava a bebida.

Aqui, já vemos a união de mais de um canal digital para uma campanha. E, apenas com esse rápido e simples vídeo Rosalía alcançou 6 milhões de curtidas.

 
E não para por aí: a colaboração envolveu também um single de Rosalía, produzido anteriormente à colaboração, mas que também foi utilizado para a marca e o lançamento do produto.
 
A partir do single LLYML, Coca-Cola e Rosalía lançaram no Youtube um vídeo com a temática de fantasia, movimento e transformação, representando marca, cantora e, é claro, o novo sabor do refrigerante.

Apenas no meio digital já são três canais, sem contar o Twitter, em duas contas.

Então, onde entra o offline dessa estratégia?


Pop-Up Store: uma experiência que une o marketing on e off
 
Durante 5 dias em Madrid, na Espanha, a Coca-Cola criou um espaço que transportou o imaginário de fantasia criado pelo lançamento para a realidade.

Em um universo colorido repleto de espelhos, luzes, grafites e muita música, o objetivo foi com que o público pudesse viver sua própria experiência de transformação.

 
 
                                                                                      Fonte: MadridSecreto                                                                                                                                            Fonte: ControlPublicidad

 
Marketing on e off: o melhor dos dois mundos
 
A integração de estratégias online e offline tem o objetivo de levar o consumidor que chega através de um, ao outro, e vice-versa.

Assim, se conquista mais pontos de contato com o público e são maiores as chances de conversão.

Além disso, possibilita com que diferentes públicos cheguem até a empresa e que ela esteja presente em diversas maneiras, assim sendo guardada na memória do consumidor de vários modos.

Apesar do exemplo da campanha a nível mundial, a união do marketing on e off pode ocorrer de diversos outros modos.

Não é preciso produzir grandes experimentos, e sim investir o que é possível de maneira estratégica.

Algumas ideias interessantes para unir o universo tradicional offline ao digital são:

- Oferecer desconto, em loja física, para quem segue ou começa a seguir a marca nas redes sociais;

- Oferecer brindes exclusivos para novos cadastros em loja física e assim adquirir o consumidor como lead para o meio digital;

- Concursos de fotografias feitas em loja física e que são publicadas em redes sociais, oferecendo prêmios aos vencedores;

- QR Code para divulgação em diversos espaços físicos;

- Participação em eventos;

- Outdoors;

- Materiais tradicionais como flyers.

Agora que você já sabe a importância de unir o marketing offline ao online e está inspirado pelo case de sucesso, que tal buscar estratégias de marketing completas e personalizadas para a sua marca de acordo com o seu objetivo?

Entre em contato com a equipe Emotive hoje mesmo!




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