Fale Conosco pelo WhatsApp

A importância das fotos corporativas na estratégia de marketing

Um planejamento de marketing eficiente requer diversos serviços que complementam, como pecinhas em um quebra-cabeça, uma estratégia inteligente e eficaz. Assim como o design é essencial, as fotos corporativas na estratégia de marketing são importantíssimas e fazem toda a diferença no sucesso de uma empresa.

Que o visual importa muito é fato. Mas, você conhece as reais vantagens de investir em fotos corporativas de qualidade? Continue a leitura e programe-se para dar esse passo na sua estratégia!


Fotos corporativas: o que são e quais os tipos?

Você já escutou a expressão “A primeira impressão é a que fica”?

De campanhas a embalagens de produtos e até mesmo a apresentação pessoal de um empresário, a primeira impressão de fato é a que fica – e é muito mais fácil conquistar de primeira do que ter que “correr atrás“ e recuperar esse primeiro contato malsucedido.

A fotografia é um excelente ponto para uma empresa que deseja conquistar clientes rapidamente, afinal, uma boa foto chama a atenção e demonstra qualidade.

As fotos corporativas, um tipo de fotografia empresarial, são o conjunto de todas as imagens utilizadas para divulgar uma empresa e apresentá-la ao público.

O objetivo é apresentar a empresa causando uma boa impressão, despertando a curiosidade e o desejo de compra, além de ganhar espaço no mercado através de um diferencial visual de qualidade.

Na prática, fotos corporativas são todas feitas para divulgar uma empresa. Porém, é importante conhecer os principais tipos para entender em qual ou quais investir de início ou dependendo do objetivo atual da empresa.


  • Retrato Corporativo: o clássico retrato dos empresários e colaboradores, utilizados para compor a página “quem faz” no site, assinaturas de e-mail, painel de eventos e demais contextos empresariais, além de apresentar ao público virtual quem está por trás da empresa, gerando humanização.
     
  • Fotografia Lifestyle: sabe aquela foto em que os colaboradores estão interagindo entre si, ou até mesmo trabalhando ativamente? Essa é a fotografia Lifestyle, que é menos posada e mais natural, muito importante para a construção da humanização e sensação de proximidade, além de demonstrar um bom ambiente de trabalho.

 
  • Eventos Corporativos: feiras, painéis, palestras, festas de final de ano da empresa...todo evento é importante, e publicar essas participações através de registros fotográficos faz toda a diferença na construção de autoridade da empresa.
     
  • Fotografia Publicitária de produto e serviço: fotografar os produtos e/ou serviços oferecidos é crucial para apresentar ao público o produto ou serviço de maneira “real”, saindo da imaginação e trabalhando o literal.
A importância das fotos corporativas na estratégia de marketing
 
O visual domina o marketing, especialmente na era digital em que vivemos.

Além de contar com excelentes designs para campanhas e publicações, investir em fotos corporativas de uma marca é mais do que essencial, hoje em dia é via de regra!

Quando um consumidor pensa em algo que precisa ou quer adquirir, automaticamente surgem imagens e associações na sua mente. Contar com fotos de qualidade auxilia muito nesse processo, afinal, uma foto de qualidade sempre está à frente.

Contar com fotos corporativas na estratégia de marketing é investir nessa conexão mental, facilitando a tomada de decisão do consumidor e assim elevando o poder da sua marca.

Além disso, fotos corporativas criativas e de qualidade (não esqueça de que não basta investir em fotografia, é preciso contar com um briefing e um planejamento estratégico!) são excelentes para postagens nas redes sociais, transformando os perfis e canais em um “ambiente” profissional.

Ao se deparar com um perfil de Instagram com fotografias bonitas e postagens interessantes, o consumidor percebe a autoridade e o profissionalismo da marca, afinal, se preocupar em investir em fotografias de qualidade demonstra que a marca se importa com a sua imagem e tem poder no mercado.

A humanização é também uma vantagem poderosa de investir em fotos corporativas.

Os consumidores atuais buscam muito mais do que bons produtos ou serviços.

Hoje, buscam também uma conexão com a marca, seus valores e o seu propósito.



Entender a história da marca, saber quem está por trás e ver um pouquinho dos bastidores auxilia na conexão entre marca e consumidor, o que automaticamente aumenta as vendas e a credibilidade.

Quanto a fotos publicitárias, para as lojas virtuais, as fotos corporativas são também excelentes para criar um catálogo dos produtos. Já para negócios físicos, é uma ótima maneira de apresentar o produto tornando-o convidativo para que o consumidor faça uma visita e adquira.

A primeira impressão realmente fica, mas é preciso mantê-la!

Fotos corporativas são um trabalho constante, portanto siga atualizando as imagens de acordo com o planejamento estratégico e o objetivo do momento. É uma via de mão dupla ;)

Agora que você já conhece a importância de investir em fotos corporativas na estratégia de marketing, que tal contar com uma equipe profissional para criar um planejamento estratégico inteligente e sólido, além de buscar os melhores parceiros do mundo da fotografia para a sua marca?


Assim, você não precisa se preocupar com nada: pode deixar com a Agência Emotive.

Entre em contato e vamos juntos fazer o seu negócio decolar!



Agência de Publicidade Porto Alegre - Emotive Comunicação