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Marketing Conversacional: entenda como essa estratégia pode fazer a diferença

Apesar de o universo digital estar presente no dia a dia de todos há muito tempo, ainda estamos vivendo uma era de evolução e adaptação constantes, afinal, quanto mais os canais mudam e as possibilidades aumentam, mais o marketing digital tem que se adaptar para que empresas sigam crescendo a sua marca online e satisfazendo o cliente. O Marketing Conversacional, estratégia que tem ganhado cada vez mais força, é um exemplo concreto disso.

Continue a leitura e entenda a importância do Marketing Conversacional e como essa estratégia pode fazer a diferença para o seu negócio!


Marketing Conversacional: afinal, o que é essa estratégia?
 
Sabe quando você está navegando em um site e aparece um chat como uma janela pop-up, perguntando se você precisa de alguma ajuda?

Ou quando precisa de alguma ajuda de uma marca ou plataforma e o chat te direciona para um atendimento com alguém da equipe, em poucos minutos?

Além desses formatos mais atuais, até mesmo quando é iniciada uma conversa via WhatsApp, Messenger, Instagram ou e-mail, estamos falando de Marketing Conversacional.

O Marketing Conversacional é um recurso que busca gerar interações valiosas com o cliente através de plataformas digitais de comunicação direta e instantânea.

Seu objetivo é responder e sanar as dúvidas dos clientes de uma maneira mais pessoal, humana e personalizada, oferecendo soluções e otimizando o processo de compra do cliente.

 
Marketing Conversacional X Chat

Apesar de envolver o uso de chats, utilizar a estratégia de Marketing Conversacional não é apenas incluir um chat no site de uma empresa.

Essa técnica não se resume a uma só ferramenta ou uma única conversa.

Ou seja, o Marketing Conversacional faz uso de ferramentas diversas como Messenger, SMS, e-mail, whatsapp e bots, mas o que diferencia o simples uso de ferramentas de uma estratégia de marketing de verdade é...

A estratégia.

O foco deve ser em uma interação de qualidade, guiada e planejada, que tenha como objetivo a resolução de problemas e a entrega de soluções, mantendo a imagem da marca e deixando um impacto positivo no cliente.

Assim, é preciso trabalhar uma estratégia e definir tópicos como:

- Em quais plataformas os clientes estão presentes;

- Como os clientes usam as plataformas;

- Em quais plataformas serão usados bots e em quais serão usados chats ao vivo, com atendentes;

- Qual o tom de voz da marca;

- Como será o preparo da equipe para o atendimento;

- Como será a integração desses canais;

- Como as conversas podem gerar vendas.

Ou seja, é preciso definir toda a base dessa estratégia e mantê-la organizada, tanto para que a empresa esteja em dia com os atendimentos quanto para que o cliente não se sinta perdido e tenha resoluções úteis. 

Benefícios do Marketing Conversacional para empresas

O Marketing Conversacional é uma técnica que busca atender ao cliente o mais rápido possível e com o melhor trato possível, por dois motivos:

1 - Para identificar e resolver qualquer problema ou dúvida que o cliente tenha;

2 – Para gerar maior sensação de segurança e confiança na marca.

Com canais de comunicação bem definidos e planejados, equipe preparada e bots programados, empresas deixam de perder vendas que, muitas vezes, só são perdidas por falta de atenção rápida ao cliente.

Além disso, outros excelentes benefícios são:

Maior conhecimento sobre o seu público-alvo

Em chats os clientes compartilham, em suas próprias palavras, os seus desejos e problemas. Esse tipo de dado só está disponível através desse formato e podem ser valiosas informações para conhecer mais afundo o seu cliente e melhorar as suas estratégias e até mesmo como a marca é apresentada.

Personalização do serviço

Com maiores informações e dados do público, adquiridos nas conversas, é possível personalizar ainda mais o seu negócio e tomar decisões de maneira mais estratégica.

Além disso, com os chats é possível receber feedback em tempo real e, sempre que surge um problema no site, por exemplo, você saberá disso muito mais cedo.

Tendo contato direto com o cliente, é também uma boa ideia prestar atenção em oportunidades de cross sell e up sell.

Estratégia de humanização e melhor relação com o cliente

Definir um tom de voz e maneira de tratamento que a marca tem o cliente ajuda também a fortalecer a marca e o seu trato único.

A longo prazo, é possível se tornar referência para o cliente e no seu setor.

 
WhatsApp, atendimento, bots...como começar?
 
Iniciar a estratégia de marketing conversacional não necessariamente significa aderir a todas as possibilidades.

É preciso analisar o seu negócio, as necessidades do seu cliente, onde eles estão interagindo com a sua marca e, acima de tudo, a possiblidade do seu negócio no momento, afinal, chatbots e equipes especialistas em atendimento, apesar de valiosas, significam um novo investimento.

Porém, isso não significa que nada deva ser feito.

Ferramentas gratuitas como WhatsApp, Instagram e Messenger já costumam fazer parte do dia a dia do atendimento de empresas.

O pulo do gato é definir os tópicos citados acima e alinhar a equipe para unificar o tratamento, transformando a tarefa numa parte importante do dia a dia da empresa, e não apenas como algo complementar.

Para analisar a estratégia de marketing do seu negócio e adaptar o que for necessário, gerando maior conexão com o cliente e aumento nas vendas, conte com a Equipe Emotive e vamos juntos fazer o seu negócio decolar!

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