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Tráfego orgânico e tráfego pago: qual a diferença?

Gerar tráfego em uma página da web é aumentar o número de visitantes que acessam o canal, independentemente de como chegaram. Para que isso seja possível, é importante investir em estratégias para ativamente aumentar o posicionamento e alcançar mais pessoas, como o tráfego orgânico e o tráfego pago.

Apesar de diferentes, os dois formatos tem papéis importantes e não apenas podem como devem coexistir.

Siga a leitura para entender as diferenças e como as estratégias podem valorizar o seu negócio e aumentar os lucros através de vendas e concretizações de objetivos.


Tráfego orgânico e tráfego pago: entenda do princípio
 
Os canais de marketing são meios de obter tráfego para uma página web e dizem respeito à como são feitos e como conquistam novos visitantes. Além desse objetivo principal, a ideia é conquistar uma audiência relevante e engajada, gerando uma consolidação da marca.

É fato que hoje em dia os consumidores são ativos quando precisam de um produto ou serviço, ou seja, usam buscadores de pesquisa como o Google para encontrar opções e assim  tomar uma decisão.

O visitante - possível consumidor - passa pela conhecida jornada do cliente que começa ao clicar e acessar o site da marca.

Considerando esse formato atual de consumo, aumentar a visibilidade dentro dos buscadores de pesquisa é a chave para fazer a marca ser notada e considerada.

As duas formas de investimento mais utilizadas e que trazem maior retorno são o tráfego orgânico e tráfego pago.



Tráfego Orgânico

Quando fazemos uma pesquisa no Google, somos direcionados a diversos links na página de resultados. Normalmente os primeiros links são anúncios (links patrocinados), certo?

Logo abaixo estão os resultados orgânicos, que alcançam um bom posicionamento (os primeiros lugares) através de um bom ranqueamento do conteúdo.
O tráfego orgânico, então, é aquele em que o usuário encontra o site de maneira espontânea.

Para gerar esse bom ranqueamento que permite um bom posicionamento e assim facilita a visualização pelo usuário - aumentando as chances do mesmo acessar - existem estratégias que são aplicadas, como o SEO (Search Engine Optimization).

Através da criação de conteúdos completos em páginas web (sites, redes sociais, etc) com uso de SEO, é possível gerar maior relevância à página em questão.
Para isso, essa estratégia utiliza palavras-chave, conteúdo, usabilidade e relevância. Por exemplo, quando se busca "melhores celulares de 2021", os primeiros links terão essa palavra-chave, a qual é uma forma de ranquear esse conteúdo e apresentá-lo ao público em sua busca.

O tráfego orgânico é um excelente formato de investimento, já que são acessos conquistados de maneira "gratuita". Porém, é necessário investir tempo, pesquisa e criação de conteúdo estratégico (o inbound marketing é um bom exemplo) para que traga resultados.



Tráfego Pago

Em contrapartida, o tráfego pago é aquele que gera os anúncios que vemos ao fazer uma pesquisa no Google ou visualizamos em redes sociais. 

Como o próprio nome diz, é uma fonte de tráfego em que houve investimento financeiro, ou seja, a empresa paga para aparecer com maior relevância em sites de busca ou para mostrar para as pessoas em redes sociais.

Essa estratégia abre muitas portas e é uma maneira de conquistar clientes ativamente, aparecendo para os usuários de maneira direta.

Além disso, com o tráfego pago é possível definir o público-alvo (região, idade, interesse e assim por diante), o que é uma grande vantagem para conquistar resultados mais rapidamente, já que o anúncio será bem direcionado para quem tem maiores chances de acessar o site.

Outra grande vantagem é a mensuração dos resultados da campanha, assim é possível ver se alcançou exatamente o público desejado e se está convertendo bem.

Apesar do investimento pago já gerar um posicionamento melhor, é importante que o conteúdo seja bom e relevante. Afinal, vivemos a era da humanização, onde é importante contar uma história e gerar conexão.



Tráfego orgânico e tráfego pago: afinal, em qual investir?

O pago costuma trazer resultados mais rápidos, já o orgânico funciona de médio a longo prazo. Combinando os dois, se forma uma estratégia sólida e que garante posicionamento e relevância sempre.

Tanto o conteúdo orgânico quanto o anúncio pago necessitam atenção, análise e estudo para que funcionem bem a curto e longo prazo. Por isso, são estratégias que devem ser feitas com uma equipe especialista, garantindo resultados.


Para tráfego orgânico e tráfego pago de qualidade, conte com a equipe da Emotive Comunicação :)

Agência de Publicidade Porto Alegre – Emotive Comunicação