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Marketing 5.0: prepare-se para a nova era do marketing

O marketing está em constante evolução e quem dita os novos caminhos é o público. Com as transformações digitais cada vez maiores, cabe às empresas acompanha-las e não perder o ponto no que diz respeito às preferências do consumidor, que hoje são voltadas à tecnologia. O marketing 5.0 surgiu para conectar ainda mais as marcas às exigências dos consumidores atuais, que mudaram recentemente.

Continue a leitura e saiba tudo sobre essa nova era do marketing que acompanha o mercado focando no consumidor e na sua jornada de consumo por meio da tecnologia.


Marketing 5.0: tecnologia, humanidade e experiência
 
O Marketing 5.0 já é uma realidade.

Já estamos vivendo inseridos nessa nova era do marketing, mesmo sem necessariamente perceber.

Porém, se você tem um negócio, precisa acompanhar as transformações e adaptar a sua marca ao cenário atual, moldado pelo estilo de vida e mudanças de comportamento do consumidor.

O conceito de Marketing 5.0 foi apresentado em 2021 pelo pai do marketing moderno, Philip Kotler, apenas quatro anos após a apresentação do Marketing 4.0 (2017).

A mudança foi tanta que em relativamente poucos anos foi necessário reconhecer um novo momento na área.

O marketing 5.0, então, surgiu das novas demandas de consumo impostas através de um constante crescimento da tecnologia inserida na vida dos consumidores.

Grande parte disso se deu a partir da pandemia da COVID-19, que acelerou – e muito – o mundo digital.

Afinal, o isolamento social e medidas como a quarentena incentivaram os consumidores a consumir cada vez mais e mais através do digital.

Muito se falou sobre a necessidade de adaptação das empresas nesse contexto, porém, mesmo em um momento de retorno à normalidade a tecnologia e o digital seguiram em constante crescimento – e é apenas o começo.

O público se adaptou, gostou e viu vantagem em inserir a tecnologia tão dentro da rotina.

 
Afinal, qual o foco do Marketing 5.0?
 
Hoje, mais do que nunca, é básico que as empresas entrem na onda e abracem a nova era do marketing, evitando ficar para trás.

E é justamente sobre o digital e a tecnologia que o marketing 5.0 trata:

Enquanto o marketing 4.0 promove a conexão entre marcas e consumidores por meio da tecnologia, o conceito do 5.0 vai além e celebra a era da EXPERIÊNCIA na jornada de consumo através da tecnologia.

Ou seja, os consumidores já estão adaptados à tecnologia, agora é hora de focar na experiência oferecida por meio de interações via tecnologia. 



O desafio para as empresas – e profissionais de marketing - é criar um relacionamento com os consumidores por meio da tecnologia, criando um ambiente amigável, interessante e focado na experiência.

Next Tech: conceito importante nesta nova era do marketing

Next Tech é um termo que engloba uma série de tecnologias que tem como objetivo emular as funções e capacidades dos humanos, como é o caso de sistemas inteligentes e inteligência artificial.

A inteligência artificial (IA) funciona muito bem para análise de compras potenciais e até mesmo padrões de compras de consumidores, assim sendo possível criar soluções para gerar novas compras, por exemplo.

A “Next Tech” também inclui possibilidades como processamento de linguagem natural, realidade aumentada e realidade virtual.

Basicamente, são ferramentas que analisam a jornada tecnológica e digital do consumidor e a aprimoram gerando uma experiência mais completa e satisfatória - o objetivo do marketing 5.0.

5 pilares do Marketing 5.0

O marketing 5.0 busca transformar consumidores em influenciadores genuínos da marca através da oferta de experiências interessantes e de valor, construídas no meio digital.

Segundo Kotler, a tecnologia agrega valor ao marketing através de 5 pilares, os quais são:

1) Marketing preditivo: a análise prévia de dados sobre comportamento auxilia na antecipação de ações dos consumidores. Assim, se estudam novas tendências e futurismos para que seja possível criar produtos e se conectar com o consumidor de maneira eficiente – e entregando o que ele busca.

2)bMarketing de dados: se trata de analisar o histórico de dados (big data) para estudar a estratégia de marketing utilizada e guiar os próximos passados, gerando maior assertividade nas campanhas e anúncios.

3) Marketing Ágil: para agilizar processos é preciso capacitar profissionais multidisciplinares, flexíveis e funcionais. As marcas precisam ter agilidade organizacional e trabalhar com organização com os funcionários, alinhando estratégias.  A ideia é que todos estejam “na mesma página”.

4) Marketing Contextual: o objetivo é humanizar a relação entre marca e consumidor através de oferecer e garantir mais coerência nos anúncios de acordo com o perfil de busca, estando dentro do contexto da necessidade do consumidor e assim criando conteúdos e campanhas bem específicas.

5) Marketing Aumentado: uma realidade já bastante presente, neste caso se usam tecnologias de automação que facilitam e aprimoram as interações com os consumidores, como chatbots, assistentes virtuais e ferramentas de realidade aumentada.

O marketing 5.0 pode até parecer um bicho de sete cabeças, mas não é bem por aí!

Apesar de recente, diversas funcionalidades que fazem parte desse novo modelo já fazem parte do nosso dia a dia, como é o caso de provadores virtuais em sites para os consumidores visualizaemr uma roupa neles mesmos sem a necessidade de ir até a loja física e experimentar, por exemplo.

Realidade aumentada, chatbots e assistentes virtuais também já fazem parte do nosso dia a dia de maneira tão natural que já estamos acostumados.

Porém, enquanto organização, empresas de todos os setores devem estar atentas a adaptar o seu marketing de maneira que as estratégias estejam cada vez mais focadas e alinhadas em aprimorar a experiência do consumidor no meio digital através da tecnologia.

Para cada marca isso será refletido de uma maneira, afinal, é necessário estudar possibilidades e conhecer afundo o público-alvo, além de definir recursos e possibilidades de investimento.

Agora que você já conhece o marketing 5.0 e o seu objetivo, é hora de sair da teoria e colocar em prática estratégias tecnológicas para criar uma conexão excelente com o seu consumidor e oferecer a ele a melhor experiência possível na jornada de compra digital.

Vamos fazer isso juntos? Com a equipe expert da Emotive você tem parceiros que entendem tudo do assunto e estão prontos para decolar na nova era do marketing.




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