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Dicas e estratégias para conquistar e fortalecer a confiança do cliente

A confiança é um fator fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Quando os clientes confiam em uma marca, eles estão mais propensos a comprar seus produtos ou serviços, recomendar a empresa para mais pessoas e voltar a comprar no futuro. Dentre as diversas formas de aumentar a confiança do cliente, nesse artigo iremos citar as principais. Continue a leitura e mãos à obra!

O que é e qual a importância de conquistar a confiança do cliente
 
Antes de qualquer estratégia elaborada e complexa, existem valores simples, mas preciosos, que devem ser levados em consideração.

A confiança, por exemplo, é um valor que sim, está alinhado ao marketing e existem estratégias que ajudam na sua construção, porém esse valor deve vir de muito antes, como um propósito nas raízes da empresa.

Afinal, para que a confiança possa ser construída, deve ser verdadeira.

Tendo esse valor como um patamar, é preciso pensar em maneiras de fortalecer e aumentar a confiança dos clientes, afinal, é como dizem: é mais inteligente e menos custoso fidelizar um cliente do que conquistar um novo, do zero.

A confiança que as empresas proporcionam aos clientes é essencial para a construção de relacionamentos, pois num ambiente de muita incerteza e de concorrência acirrada, os clientes procuram sentir-se seguros e querem saber que a empresa que eles escolheram garante que os seus interesses são – e serão - atendidos.

A confiança do cliente é aquela que o consumidor tem em relação a um produto ou serviço oferecido por uma marca. Partindo desse princípio, quando um cliente confia numa marca, ele acredita que a marca será fiel a sua palavra e irá cumprir o prometido, seja na entrega literal de um produto ou serviço ou no tratamento e/ou atendimento.

A confiança do cliente é conquistada ao longo do tempo por meio de todos os pontos de contato com o cliente que uma empresa possui, ou seja, toda interação é uma oportunidade de construir a confiança nesse relacionamento entre cliente - marca.

Porém, da mesma forma em que pode ser construída através de pequenos passos, a confiança do cliente pode ser quebrada rapidamente - e é muito mais difícil reconstruí-la do que construí-la do zero.

 
Dicas essenciais para fortalecer e aumentar a confiança do cliente

Tenha uma proposta de valor clara
 
O primeiro passo para criar uma relação de confiança com o outro é saber quem somos. Nesse caso, a marca precisa construir um discurso completo e redondo sobre ela mesma.

Ou seja, é preciso conhecer muito bem a sua proposta, seus valores, atributos e diferenciais e ter isso na ponta da língua e com bastante firmeza nos discursos.

Assim se constrói posicionamento, o que automaticamente transmite uma boa impressão aos clientes que visualizam uma marca alinhada e redonda, que é o que diz ser.

Coerência

Ser honesto e transparente é crucial para que o cliente confie em você, especialmente quando se trata de comunicação entre cliente e marca. Conheça e defina as possibilidades da marca e se torne o melhor nisso. 

Rapidez e eficiência

Resolver problemas e solucionar dúvidas de maneira rápida e eficiente é um indicador de confiança para os clientes.

Trato humano

O atendimento humanizado é um destaque que vem tomando conta do marketing atual. Isso significa que cada vez mais os clientes buscam um trato humano, seja no atendimento ou nas publicações de redes sociais.

Esse trato humanizado permite que o cliente se sinta mais próximo da marca, o que aumenta a confiança.

Além do atendimento em si, o consumidor atual busca conhecer mais do processo interno da marca. Quando o assunto é redes sociais, mostrar a equipe, o por trás das câmeras e compartilhar histórias pessoais pode ser uma ótima pedida. Além de agregar autenticidade, o cliente se conecta com a história da marca e seus valores.

Construa relacionamento de forma ativa

O conteúdo é uma ferramenta poderosa para criar maior conexão com usuários e clientes, já que, dessa forma, uma marca pode se apresentar e constantemente reforçar o seu branding.

Além da presença em redes sociais – sempre com plano estratégico por trás - , publicar artigos em blog, no site da empresa, é uma excelente maneira de demonstrar o compromisso da mesma com o cliente, além de demonstrar domínio do assunto através de conteúdos mais longos e complexos.


Conquistar e fortalecer a confiança do cliente não é tarefa fácil, mas mora nos mínimos detalhes.

Estratégias como o marketing de conteúdo, conteúdos densos em blogpost, criar uma persona para a marca e, através das redes, reforçá-la sempre que possível são apenas algumas das possibilidades para que o consumidor possa ir, pouco a pouco, criando confiança através de uma entrega de qualidade – produto/serviço que cumpre com o que diz – mas também através da construção de imagem da marca, que é fiel ao que se propõe.

Algumas outras ideias para fortalecer a confiança do cliente são:

- Crie uma excelente página de FAQ

- Responda as inquietudes dos clientes em diversos formatos, desde formulários, e-mails e mensagens

- Considere oferecer amostras de produtos e/ou brindes digitais

- Invista em ações offline, além de online

- Tenha uma excelente política de devolução

- Ofereça informação detalhada sobre o produto ou serviço

Agora que você já sabe que conquistar a confiança do cliente não é tarefa simples, mas que é possível, que tal contar com uma equipe especialista no assunto?


Entre em contato conosco hoje mesmo e vamos juntos fazer o seu negócio decolar.







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