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Conheça os principais tipos de produção de conteúdo e saiba como aplicá-los

Internet e conteúdo são termos que andam lado a lado. Com a expansão das redes sociais e canais digitais, as possibilidades de divulgação e estratégias de marketing para empresas são imensas, mas há algo que é certo em toda e qualquer estratégia: a importância da produção de conteúdo.

É comum escutarmos profissionais de diversos setores falando que precisam produzir conteúdo, que precisam aparecer nas redes sociais e manter uma presença constante – e tudo isso está certo!

Porém, muito além de manter uma presença constante e produzir conteúdo, é preciso entender os tipos de produção de conteúdo para que seja possível encaixar na possibilidade e realidade de cada empresa.

Isso porque cada negócio terá um público-alvo diferente, a famosa persona.  Dependendo de quem é o seu público-alvo, os tipos de produção de conteúdo mudam: pode ser que um público jovem seja mais atingido por anúncios e postagens no Instagram enquanto um público mais velho valorize o e-mail marketing e conteúdos em textos mais densos, por exemplo.

É importante analisar e definir a persona, o objetivo e o investimento possível para a produção de conteúdo, pois assim tanto tempo quanto dinheiro são utilizados com inteligência.


Produção de conteúdo: na prática, o que é?
 
Conteúdo digital é qualquer material produzido e distribuído na Internet.
 
Já a produção de conteúdo diz respeito a maneiras de fazer e ofertar esses materiais, considerando os pontos citados acima para que se tenha estratégia.

Por meio da produção de conteúdo são oferecidos materiais em vários formatos e nas mais diversas plataformas, assim alcançando o maior número de usuários com o objetivo de transformá-los em leads (contatos, possíveis clientes) e consumidores de fato.

Muito além de marcar presença no meio digital, a produção de conteúdo é a melhor maneira de demonstrar ao usuário que a empresa é autoridade no que faz, transmitindo confiança e segurança.

Quando o usuário enxerga dessa maneira uma empresa, as chances de se tornar um cliente são muito maiores, já que a empresa se torna referência para ele.

Você já percebeu, navegando em redes sociais, conteúdos informativos de grandes marcas? Como, por exemplo, dicas de receitas e cuidados com a cozinha no perfil de uma grande marca do ramo alimentício?

Isso é a produção de conteúdo.

Ao ofertar uma informação valiosa, importante e útil – fazendo conexão com o setor da marca – a empresa está oferecendo um material gratuito ao usuário. Se mostrando como uma “amiga”, aliada, como um perfil interessante para seguir.

Esse é o primeiro passo para estreitar laços e fazer com que o usuário perceba valor.

Ou seja, a ideia da produção de conteúdo não é falar apenas sobre um produto ou serviço em si, de forma direta, e sim oferecer conteúdos interessantes que fazem relação com o que é ofertado.

De maneira indireta, a marca está sendo divulgada.

 
Os principais tipos de produção de conteúdo


Hub de conteúdo

O hub de conteúdo nada mais é do que a plataforma principal de uma empresa: seu site. Porém, nesse caso, o hub é uma união de site institucional e blog corporativo.

O objetivo é apresentar um site funcional, com boa usabilidade, agradável visualmente e que além de apresentar a empresa e vender produtos ou serviço, ofereça conteúdos através de blog post, depoimentos de clientes, avaliações, FAQ, chat e afins, entregando uma experiência completa nessa plataforma.

Os blogs posts, além de serem ideais para criação de conteúdo com foco em Inbound Marketing – conteúdo que transmite autoridade – é o formato perfeito para trabalhar o SEO, otimizando palavras-chaves para que o texto seja sugerido pelo Google ao usuário quando ele fizer uma pesquisa com essa mesma palavra.

Uma empresa do setor de cosméticos pode, por exemplo, fazer textos para o seu blog sobre cuidados com a pele no verão, inclusive citando, indiretamente, seus produtos.

Postagem nas redes sociais

Via de regra no marketing de conteúdo atual, as postagens nas redes sociais são formatos que funcionam muitíssimo bem.

Redes como Facebook, Instagram, Twitter, LinedIn, Google, TikTok e Pinterest são as principais e mais utilizadas.

É preciso analisar o público-alvo da marca para entender em quais delas seu público é mais ativo para direcionar esforços.

Os conteúdos, menos profundos (o que não significa menos informativos ou completos) do que textos para blog, tem uma vantagem interessante: podem ser feitos em mais formatos (Reels, Story, Live, etc) e com diferentes apelos, desde emocional e profundo até memes e brincadeiras. Além disso, engajam mais por serem conteúdos mais “rápidos”.

Nas redes sociais o relacionamento com o cliente pode ser trabalhado ainda mais, já que há mais espaço para interação direta entre marca e consumidor.

E-mail marketing e newsletters

Apesar da ascensão das redes sociais, o e-mail segue muito poderoso e oferece um espaço para um conteúdo mais denso, assim como nos blog posts.

Inclusive, o e-mail marketing pode ser utilizado para notificar os usuários cadastrados no site - ou que forneceram seus dados em landing page – de novas postagens no site, promoções, novidades e afins.

Ebook

O Ebook é considerado um material rico que é comumente utilizado para converter visitantes em leads porque que exige que o usuário forneça seus dados para realizar download. 

Landing pages são grandes aliadas e auxiliam muito na estratégia de captação de leads, que são trabalhados (através de conteúdos) até se tornarem consumidores.

 

Infográficos
 
Assim como os ebooks, são materiais ricos que unem imagem e texto, oferecendo um conteúdo dinâmico e fluido, de fácil leitura.

Podem ser utilizados para completar conteúdos, gerar leads e são muito comuns no Pinterest, onde um infográfico resume um texto e chama a atenção do usuário, que ao querer saber mais acaba acessando a página da marca.

Vídeos, imagens e memes

Imagens e conteúdos não estáticos (GIFS, Reels, vídeos como um todo) são os formatos mais utilizados e que acompanham um grande benefício: são de fácil adesão.

As imagens podem ser fotos de produtos, frases inspiradoras, reflexões, “brincadeiras” com o público e até mesmo memes e assuntos em alta.

Já os vídeos podem ser desde entrevistas e demonstrações até uma minissérie com um excelente storytelling, além de conteúdos divertidos de entretenimento.

Webinar e Lives

Seguindo a lógica do vídeo, cada vez mais forte no meio digital, Webinar (mini cursos, palestras, etc) e Lives (conteúdo ao vivo) são tendências que vieram ainda mais a tona na pandemia e possibilitam um contato mais direto entre marca e consumidor.

São diversos os tipos de produção de conteúdo, já que cada tipo citado possibilita formatos únicos da própria plataforma, aumentando o leque de possibilidades.

Além de saber identificar a persona e assim entender em quais canais focar e que tipo de conteúdo produzir, é preciso fazer tudo com excelência, ou seja: um bom planejamento, uma excelente redação, um design de qualidade e criativo e assim por diante.

A produção de conteúdo pode parecer “simples”, mas envolve muitos detalhes e etapas.

Faz sentido, não é? Afinal, o que o cliente vê como resultado final deve ser sempre feito com a maior e melhor qualidade.


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