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Como construir a identidade digital da sua empresa

A presença online é crucial para o sucesso de qualquer negócio, isso é fato. A forma como sua empresa se apresenta online, através de seu site, redes sociais e outros canais pode ser a diferença para atrair novos clientes e se destacar entre a concorrência. É aí que entra a importância da identidade digital.

Continue a leitura para entender mais sobre o conceito e como essa estratégia pode ser benéfica para a sua empresa.


O que é a identidade digital?
 
Hoje em dia, ter uma identidade digital para impulsionar uma empresa não é opcional, é uma necessidade.

A identidade digital é a soma de todos os elementos que definem uma marca online, desde o logotipo e cores até o tom de voz utilizado nas suas comunicações.

Ela é como o cartão de visitas da empresa no meio digital. É como uma marca se apresenta para clientes, sócios, competidores. Ou seja, é imprescindível construir uma boa identidade digital para e destacar, gerar conexões e aumentar as vendas.

Além disso, a identidade digital é ideal para criar uma comunidade online, a qual reforça o branding e gera uma rede de consumidores fiéis.


Identidade digital X Branding    
          
A principal diferença entre os dois conceitos é que o branding é feito em todos os meios de comunicação, do online ao off-line.

Já a identidade digital está relacionada apenas à internet.

Apesar de diferentes, os conceitos andam lado a lado. Utilizando estratégia de branding épossível construir e consolidar a identidade digital da empresa.


Benefícios da identidade digital
 
Contar com uma identidade digital de qualidade significa construir a imagem da marca no universo online. Isso implica em decidir quais canais serão utilizados, qual será o tom de voz, como a marca se comunica, se os conteúdo serão muito formais ou informais..

Tudo depende da marca, do seu público-alvo e do seu objetivo. Com uma identidade digital de qualidade, a marca está presente no digital, principal meio de comunicação entre marcas e clientes.

Uma identidade digital forte e consistente pode ajudar a sua marca a:

Atrair novos clientes

Uma presença online profissional e atraente pode te ajudar a se destacar da concorrência e atrair novos clientes que estão buscando por seus produtos ou serviços.

Construir relacionamentos com clientes

A identidade digital te permite se conectar com seus clientes de forma mais direta e pessoal, construindo relacionamentos duradouros e fidelizando sua base de clientes.

Criar uma comunidade

Muito mais do que estar presente nos canais digitais, é preciso focar em um nicho específico para que surja uma comunidade.

Ou seja, fãs da sua marca. Usuários que interagem com os posts, enviam aos amigos, geram engajamento.

Isso não apenas é bom para ter seguidores e sucesso no digital, mas também para que a marca tenha uma reputação online.

Uma boa estratégia para que isso aconteça é não apenas publicar informações e vender produtos, mas especialmente investir em marketing de conteúdo, gerando uma personalidade para a marca.

Aumentar as vendas

Uma marca online forte pode te ajudar a aumentar suas vendas, seja através de seu website, loja virtual ou outros canais de venda online.

Expandir a marca

Uma identidade digital bem construída ajuda com que novos clientes cheguem até a marca. Seja através da busca no instagram, ao ver a marca em anúncios ou ao fazer buscas no Google e encontrar o site e as redes sociais, faz toda a diferença contar com esse benefício.

É preciso investir em estratégias de redes sociais e SEO para que os clientes ativamente encontrem a marca, não se esqueça!

 
Como construir uma identidade digital forte?
 
Para construir uma identidade digital forte, alguns dos principais pontos de atenção são:

1. Defina a persona

O primeiro passo para construir uma identidade digital forte é definir a persona, ou seja, a representação do seu cliente ideal. Para fazer isso, responda às seguintes perguntas:


  • Quem é seu cliente ideal?
  • Quais são seus problemas e necessidades?
  • Quais são seus desejos e aspirações?
  • Onde ele passa seu tempo online?
Ao entender sua persona, você poderá criar uma comunicação online mais direcionada e eficaz.

2. Foque na identidade visual

A identidade visual é crucial para a identidade digital da marca.

Os elementos como logotipo, cores, tipografia e imagens devem ser consistentes em todos os canais de comunicação para que a marca seja facilmente reconhecida.

3. Tenha um site profissional

O site é o principal canal de comunicação online para uma marca. Transmite profissionalismo, seriedade e ainda pode ser utilizado como e-commerce. É importante que ele seja informativo, fácil de navegar e visualmente atraente.

4. Domine as redes sociais

As redes sociais são ferramentas poderosas para conectar-se com o público-alvo, construir relacionamentos e fortalecer sua marca. É importante escolher as redes mais adequadas ao seu negócio e criar conteúdo relevante e interessante para o seu público.

5. Monitore a reputação online

É importante monitorar sua reputação online e responder a comentários e avaliações de forma rápida e eficiente, para que seja possível demonstrar comprometimento e atenção ao cliente.

6. Conte com a ajuda de especialistas

Criar ou aprimorar a identidade digital de uma marca pode não ser tarefa fácil nem rápida. Se você não tem tempo ou recursos para construir sua identidade digital sozinho, conte com a ajuda de uma agência de comunicação especializada no assunto como a Emotive.


Conte com a nossa equipe para criar um planejamento estratégico e uma execução consistente para construir uma identidade digital forte para a sua marca, a qual te ajudará a alcançar seus objetivos de negócios e conquistar o sucesso no mundo digital!




Agência de Publicidade Porto Alegre - Emotive Comunicação