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Black Friday 2021: ações estratégicas para aumentar as vendas

Black Friday 2021: ações estratégicas para aumentar as vendas

A Black Friday 2021 está chegando! É importante começar desde já a preparar a sua empresa e equipe para o dia 26 de novembro, última sexta-feira do mês, a qual marca a data oficial da Black Friday nesse ano.

Muito além de oferecer produtos e serviços selecionados com descontos e promoções exclusivas, a Black Friday é um excelente momento para alcançar uma nova gama de consumidores – mesmo que esses consumam em outro momento - através de campanhas bem elaboradas e estratégicas, que façam com que o público se interesse e passe a acompanhar a empresa nas redes sociais.

Além disso, muitas empresas brasileiras adotam não apenas a Black Friday, mas a “black week” (uma semana inteira de promoções), por exemplo. Então, pode-se dizer que é uma ótima oportunidade para ampliar horizontes e aumentar o lucro da sua empresa, basta definir os seus objetivos e alinhar os detalhes!

 
4 dicas para acertar na Black Friday em 2021

#1 Seja transparente: ofereça promoções reais e vantajosas

Apesar de famosa a nível mundial, muitas pessoas são receosas em relação às promoções oferecidas na data, visto que nem todas as empresas são transparentes e “maquiam” promoções – como no conhecido formato de aumentar o preço poucos dias antes e, na data, voltar ao original, sem de fato oferecer desconto.

Além disso, existem sites que analisam os preços durante o ano inteiro. Hoje, com o modo de consumo cada vez mais ativo – ou seja, as pessoas buscam, analisam e estudam opções – é importante criar campanhas realistas.

Ofereça descontos reais e vantajosos, de acordo com a realidade da sua empresa. Assim, o consumidor vê vantagem e as chances de fidelização são bem maiores.

Não esqueça que os consumidores atuais publicam suas compras, repassam a dica, avisam outros amigos e assim por diante. Oferecer um bom negócio é gerar mais vendas!

#2 Defina o que será oferecido com desconto e garanta o estoque!

A maior parte dos consumidores já se prepara para investir em compras na data. Assim, muitas vezes estão preparados para fazer compras específicas, como um eletrônico ou eletrodoméstico.

É importante revisar e garantir estoque dos produtos mais vendidos e, é claro, daqueles que estarão em promoção.

Da mesma maneira, analise com cuidado os preços e qual será a sua margem de lucro, afinal, não é interessante sair no prejuízo. Colaborar com fornecedores, nesse ponto, é uma boa ideia para negociar valores bons para os dois lados.

Indo além da compra em si, vale revisitar as soluções logísticas para entrega das encomendas – no caso de lojas virtuais.

#3 Divulgue, divulgue e divulgue mais um pouco!

Não basta apenas participar da data, é preciso preparar o público para um dia de descontos que realmente valem a pena.

Como os consumidores estão analisando valores desde antes da data, para perceber a diferença quando o evento acontecer e assim escolher onde farão suas compras, aquecer desde cedo auxilia na expectativa do consumidor, logo, a empresa aumenta as vendas e o lucro.

Assim, é importantíssimo começar uma divulgação estratégica algumas semanas antes da data e, ao se aproximar, focar ainda mais na divulgação das promoções e condições especiais.

Algumas possíveis estratégias a serem utilizadas, são:

- E-mail marketing: além de utilizar para notificar a chegada da black friday e, aos poucos, enviar “spoilers” das promoções, uma estratégia de sucesso é renovar a base de leads.

Pode ser oferecido algum conteúdo rico como um e-book, por exemplo, para assim conquistar novos leads e ter uma base atualizada e aquecida.

- Landing page: uma landing page é uma página na internet onde os usuários são direcionados após clicarem em algum link divulgado nas redes sociais ou em banners e anúncios pagos.

Nessa página, são convidados a preencher seus dados para receber ofertas exclusivas da Black Friday. Assim você captura novos leads e garante mais visitantes na data, já que ao receber ofertas em primeira mão aumentam as chances de compra. É uma ótima maneira de fidelizar o cliente!

- Redes sociais: Instagram, Facebook, TikTok e Twitter são redes sociais muito utilizadas pelos brasileiros, diariamente.

Divulgar o evento e as promoções através delas é imprescindível. Porém, vá além: crie postagens criativas, divertidas e envolventes, como com o uso de “memes”, quizz e caça-palavras. Isso estimula a interação do público, o que aumenta o engajamento e já reforça a campanha de black friday na mente desse consumidor.

- Mídia paga e remarketing: o orgânico funciona, e muito! Mas, a mídia paga garante uma entrega ainda maior e bem direcionada para usuários com interesses específicos relacionados à sua empresa e o que ela oferece.

É como elevar a divulgação a outro nível!

#4 Além do desconto: ofereça condições especiais

Frete grátis acima de X valor, brindes, cupons de desconto, menor prazo de entrega e ótimo atendimento são apenas algumas das ações que podem ser aplicadas como um diferencial, demonstrando ao público que a empresa de fato quer fidelizar o consumidor.

BÔNUS: estruture as equipes de todos os setores para que não ocorra nenhum problema. Financeiro, administrativo, vendas, etc – todos devem estar integrados e focados na campanha!

Treinar o atendimento e oferecer um SAC de qualidade é um detalhe pequeno, mas que faz toda a diferença, afinal, o público costuma ter dúvidas e buscar ajuda em datas de grandes promoções. Pode ser a diferença para conquistar clientes!

Agora que você já percebeu como a Black Friday é importante e pode aumentar os lucros da sua empresa, que tal começar a divulgação ainda hoje? Não deixe para a última hora!


Para um planejamento completo, sólido e estratégico, contar com uma agência parceria é a chave do sucesso. Entre em contato com a equipe da Agência Emotive e vamos juntos elevar a sua empresa a outro nível nessa Black Friday!

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